A Coordenadoria Municipal de Assistência Social do município de Fartura aproveitou esse momento delicado que todo o mundo está passando, para efetuar mudanças e melhorias em seus serviços, como é o caso do Espaço Amigo, que está otimizando seus trabalhos e aperfeiçoando também o espaço físico.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais de 2009, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como objetivo oferecer proteção social, através dos serviços continuados a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, assegurando espaços de referência e de participação, de relações de afetividade, de respeito e de aprendizagem, que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais, o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública a partir de seu ciclo de vida buscando restabelecer e fortalecer os laços de pertencimento e vínculo social, prevenindo as situações de risco
O prédio com aproximadamente 100 anos ganhou uma cara nova, trocando a fachada antiga e ofuscada por uma cor alegre, dando um “tapa” no visual do local.
Segundo informações da Coordenadoria, com a ajuda de recursos municipais está sendo realizada a tão sonhada reforma. Uma das mudanças foi a plantação de novas espécies de flores harmonizando a fachada com o jardim As salas contaram com pinturas, materiais novos e os armários foram reformados.
“Quando iniciou a pandemia do covid-19, foi preciso ideias novas e inovadoras, assim foi pensado em novos projetos para não perder-se o vínculo com nossas queridas crianças, então a equipe do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entrou em ação, levantando estratégias para continuar vinculada com a família de nossos atendidos”, comentou a assistente social Adelita que complementou, “surgiu então a ideia de um aniversário diferente, aonde alguns funcionários locomovem–se até a residência da criança (tomando todos os cuidados necessários, como o uso de máscaras e álcool em gel) para entregar um bolo de aniversário todo personalizado feito com muito amor e carinho pelos próprios funcionários do serviço e um presente de aniversário para a criança, demonstrando que eles não foram esquecidos e fazem muita falta no dia a dia do Espaço Amigo”..
Adelita também ressaltou que além do “parabéns para você”, foi realizada a entrega de kits no mês de julho e agosto. No primeiro mês foi montado um kit acompanhado por algumas guloseimas, deixando a realidade dos atendidos mais doce e saborosa, já no mês de agosto foi entregue o kit higiene, onde as crianças receberam uma máscara e um frasco de álcool em gel, pois existe uma grande preocupação com a saúde e higiene do público infantil, e ainda no mesmo mês foram entregues as bandejas de iogurtes, que foram doados pela empresa “Frutap”, através da “live” da dupla Hugo e Tiago.
“Para o próximo mês estamos preparando um kit pizza, em que enviaremos os ingredientes necessários separadamente e em quantidade suficiente para o número de membros, com a finalidade de que cada criança monte o prato com a família, como forma de incentivar o fortalecimento dos laços familiares e a valorização da família”, ressaltou Adelita.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA - O município de Fartura conta hoje com dois centros de Referência de Assistência Social (Cras), estes são a “porta de entrada” da política de assistência social. Os Cras são locais públicos, localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os benefícios, programas e serviços de assistência social no âmbito da proteção social básica com o objetivo de garantir direitos e de fortalecer a convivência familiar e comunitária.
Com a pandemia do novo coronavírus, os Cras não pararam de atender a população, porém para evitar deslocamentos e aglomerações o atendimento passou a ser preferencialmente por telefone. Já nos casos necessários são agendados horários para atendimentos presenciais. Tais atendimentos são realizados em locais arejados e higienizados, a fim de evitar a proliferação do covid-19.
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia em março de 2020, foram realizados nos dois CRAS do município (CRAS -Ângelo Lucarelli e CRAS- José Ubirajara Teixeira), milhares de atendimentos, fornecimento de benefícios eventuais e orientações sobre o Auxilio Emergencial. (vide infográfico)
Segundo Claudinei, coordenador do CRAS Ângelo Lucarelli, a pandemia agravou as vulnerabilidades das famílias. “Principalmente a financeira, hoje muitas famílias que nunca recorreram a Assistência Social no passado, encontram-se na situação de necessitar dos nossos programas e benefícios assistenciais”, disse.
Também devido à pandemia os grupos de PAIF- Proteção e Atenção Integral a Família e os SCFV- Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram suspensos, porem no mês de julho as atividades para estes grupos começaram a ser realizadas de forma remota, onde as atividades são enviadas a casa para serem realizadas em família.
Segundo a coordenadora Lilian do CRAS José Ubirajara Teixeira relata, tais atendimentos remotos se fazem necessários, principalmente para o grupo de maior risco. “Ou seja, os idosos, que neste momento de pandemia, foram os mais afetados, tendo que ficar isolados e longe dos familiares e amigos. Diante disso, nossas atividades remotas, buscam o fortalecimento de vínculo, mesmo a distância”, comentou.
Os CRAS atendem a população de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O CRAS- Ângelo Lucarelli esta situado à Avenida João Rocha de Andrade, 589- Vila Nossa Senhora de Fátima, o atendendo pelo telefone fixo (14) 3382-1269 e no celular (14) 99745-6337. O CRAS- José Ubirajara Teixeira atende pelos telefones fixos (14) 3308-9200, 33089208 e 3308-9219.
- Fartura
- Geral