Dou respostas no site Doctoralia (doctoralia.com.br). Fico satisfeito ao ver que a cada mês, literalmente milhares de pessoas leem as respostas.
Gosto muito de Educação em Saúde. Se meu paciente souber sobre sua doença, entender o que está acontecendo, vai fazer um tratamento muito mais eficaz.
Mas responder á distância tem seus problemas.
1) o que respondo é genérico. Como não examinei a pessoa que perguntou, a resposta não é personalizada.
2) é importante que o leitor entenda o que respondo é minha experiência, baseada em anos de trabalho em Universidades e (literalmente) milhares de pacientes que atendi.
3) Nunca recomendo tratamentos ou diagnósticos específicos, exatamente por não ter examinado quem pergunta.
4) recomendo, enfaticamente , que quem ler minhas respostas continue a seguir a orientação de seu médico(a). Não posso mudar qualquer tratamento que já está sendo feito. E se outro médico(a) tiver opinião ou experiência diferente da minha, esta deverá ser seguida(e respeitada).
Doutor, tenho hérnia de hiato e refluxo. Vou ter que fazer uma dieta rigorosa para o resto da vida? Gosto de comer!
Antes de falar sobre dietas, vamos explicar sobre os sintomas da Doença de Refluxo. Eles são muito variados e podem ser TÍPICOS ou ATÍPICOS.
Os sintomas TÍPICOS do refluxo são:
=============Na maioria dos casos existe QUEIMAÇÃO no peito.
Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta.
Mas pode haver SINTOMAS ATÍPICOS:
=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite.
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares.
============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado “globus” que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns.
Com relação aos alimentos que devem ser evitados: já não estamos mais na época do paternalismo, em que o Médico tirava uma lista enorme de alimentos proibidos da gaveta e dava para todos os pacientes. Tanto fazia se o paciente era uma moça de 30 anos, que trabalha em escritório e adora chocolate ou um senhor de 70 anos, que já se aposentou e quer aproveitar a vida com a família.
Hoje, os Médicos com bastante experiência em refluxo sabem que a dieta deve ser personalizada.
Não adianta proibir alimentos “para sempre” se isso atrapalha a rotina, o bem estar ou até mesmo a parte emocional do paciente.
Isso não funciona.
Por exemplo, que moça jovem vai ficar “a vida toda” sem comer um só pedacinho de chocolate???
Ou quem vai deixar de tomar um golinho de café no escritório “para toda a vida”???
E como podemos proibir um pai de tomar um golinho de champanhe no casamento de sua filha???
O café, chocolate e álcool causam refluxo. Mas mesmo eles podem ser liberados caso a caso.
É muito mais eficaz adaptar a dieta á situação do paciente.
Aprendi isso tratando literalmente milhares de pacientes, com diversos graus de refluxo. Temos que personalizar a dieta assim como personalizamos as medicações.
NÃO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA Á DIETA É A DIETA QUE É AJUSTADA AO PACIENTE
Veja assim: personalizar tudo é minha conduta, o meu jeito de tratar o refluxo, baseado na minha experiência de milhares de pacientes. Aprendi que dar a cada pessoa o que melhor se adapta a ela é superior a dietas excessivas.
Claro que outros médicos podem ter visões diferentes da minha.
Minha recomendação é que converse com o médico(a) que o está tratando. Resposta dada a pergunta feita no site doctoralia.com.br