Os implantes dentários são dispositivos feitos para substituírem as raízes dos dentes. Os implantes podem repor um único dente ou múltiplos elementos, até mesmo toda uma arcada. Quando são instalados implantes para suportar uma arcada toda, esse tipo de reabilitação é chamada de prótese protocolo. Esta é uma prótese total fixa sobre 4 a 8 implantes, que garante mais conforto durante a fala e a alimentação para aqueles que não possuem mais nenhum dente.
Os implantes são posicionados no ossos maxilares por meio de uma etapa cirúrgica realizado sob anestesia. Eles recebem um tratamento para que haja a osseointegração, que é a formação de osso ao redor do implante garantindo que esse esteja bem ancorado nos maxilares para receber a parte protética. Esse tratamento na superfície do implante garante que o número de implantes “rejeitados” após a cirurgia seja muito pequeno, medo frequente entre os pacientes.
Outra vantagem dos implantes é quando comparamos com a prótese fixa sobre dentes que visa repor espaços de dentes ausentes. Nesta modalidade, é preciso confeccionar um desgaste de dentes pilares (adjacentes ao espaço desdentado) para a confecção de uma peça protética fixa que irá repor as regiões ausentes. Já os trabalhos sobre implantes, nesse tipo de situação, possibilitaram que os dentistas preservem os dentes pilares, evitando desgastá-los.
Além das próteses fixas sobre implantes, também há modelos de próteses removíveis sobre implantes, as quais garantem uma retenção adicional oferecendo ainda ao paciente retirar a prótese para higienizar.
O implante dentário é uma ferramenta usada com frequência dentro do atendimento odontológico porque oferece uma série de vantagens e possibilidades como mencionado acima, sendo hoje a melhor opção para repor um dente perdido ou condenado.
- Fartura
- Colunas