O coronavirus está neste momento criando uma série de dificuldades para os empresários do comércio, uma vez que estão tendo que trabalhar com portas semiabertas. Também os clientes, deixam de comprar com receio de sair às ruas em meio a tantas notícias alarmantes sobre esta pandemia. Com isto, os comerciantes não conseguem faturar o suficiente para manter suas atividades, e muitos têm seus negócios correndo sérios riscos da necessidade de ter que tomar medidas drásticas; dispensado pessoas, cessando compras de produtos, se endividando, etc.
Enquanto não estiverem disponíveis métodos de vendas como E-commerce, loja virtual, marketplaces e outros sistemas sofisticados, que certamente surgirão, os empreendedores terão que se reinventar, antes de ter graves prejuízos e os impactos sejam o menor possível.
Mas o que seria REINVENTAR? Seria criar meios de seus produtos chegarem aos consumidores, de tal forma que estes fiquem satisfeitos com o atendimento, com os produtos, com o prazo de entrega, com a postura do entregador, com os preços, etc. O comprador precisa ter uma experiência positiva do seu fornecedor. Portanto, é importante não perder a chance de criar uma ótima primeira impressão. Se o seu produto for possível de ser personalizados ótimo. Clientes dão preferência a produtos personalizados. Se o seu negócio não tiver produtos desta forma, é importante personificar a entrega. O consumidor terá certeza que sua entrega é realizada com todos os aparatos de segurança e fixa isto à razão social ou ao nome fantasia do seu negócio. O entregador deverá estar com guarda-pó, jaleco ou macacão com a logomarca da empresa, com boné ‘logotipado’, máscara, luvas descartáveis, se for necessário adentrar a casa do cliente, retirar o calçado na porta. Se for entrega de alimentos, o funcionário deverá ter gorro apropriado. No caso de roupas e calçados, o vendedor que fará a visita deve levar várias peças, tomar as mesmas precauções quanto às medidas de proteção e ter o poder de decisão, ou seja, fechar a venda. Não se esqueça de levar a máquina de cartões, a menos que o cliente seja tradicional e efetue suas compras a prazo. Se todos os quesitos que movem o cliente forem atendidos, este cliente será um meio de propaganda barata, pois ele fará a divulgação a outros consumidores.
Utilizar a internet, o whatsapp, o facebook, telefone, folhetos, propaganda em meios de comunicação, para comunicar a seus clientes que você está atendendo de forma diferenciada (cuidado para não tomar tempos demais do cliente, ficar falando coisas desnecessárias e o tiro sair pela culatra).
Não dispense seus colaboradores. Treine-os para atuar nos meios que citamos acima e aproveite todos para auxiliar na execução das vendas, mesmo com pandemia e portas semi fechadas. Você terá que cortar custos sim, porém dispensar funcionários seria aumentar custos, uma vez que você tem que cumprir com as verbas rescisórias e terá menos um para ajudar vender e entregar em domicílio, sem contar o problema social que você vai causar a este desempregado, numa época difícil que estamos atravessando.
Crie de forma inteligente, outros atributos para o bom atendimento do seu cliente, e certamente você vai superar a crise da pandemia sem amargar prejuízos, e até obtendo lucros e descobrindo uma nova fórmula de vender seus produtos, pois acreditamos que no pós-pandemia haverá inovações no mercado.
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