Devido ao preciso trabalho dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e parcerias, os casos de dengue em Fartura caíram em 97%. Sendo que no mesmo período de 2019, tinham sido registrados 244 casos positivos de dengue no município, contra apenas seis em 2020.
Os agentes de endemias juntamente com a supervisora Marina Andrade, têm realizado visitas e vistorias em imóveis que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Foram realizadas vistorias antes do final de semana devido à previsão de tempo que estava marcando chuva, em depósitos de materiais de construções, borracharias, ginásio de esportes e lugares que contém espaço aberto, podendo ser possíveis criadouros. Os mesmos já foram tratados por precaução.
Durante essa semana os trabalhos foram intensificados, devido as chuvas e a equipe recebeu denúncias e também localizou locais estratégicos.
“Mesmo vivendo uma pandemia, e a visita casa a casa esteja suspensa temporariamente estamos atendendo lugares de maior perigo e denúncias. Lembrando que a Vigilância Epidemiológica está realizando os ‘Pontos Estratégicos’ a cada 15 dias em locais já cadastrados (borracharias, recinto, cemitério entre outros), com a ajuda do setor do Meio Ambiente no recolhimento de pneus e dando seu destino correto. Agradecemos desde já a colaboração da população em manter seus quintais limpos, a participação da mesma nas ações de combate ao aedes aegypti tem sido apontada como um dos principais eixos dos programas de controle de dengue”, destaca a supervisora Marina Andrade.
- Fartura
- Saúde