• Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré
Bizungão
HOMENAGEM ÀS MÃES: AS GUARDAS DAS FONTES
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • Colunas
  • Colunas

HOMENAGEM ÀS MÃES: AS GUARDAS DAS FONTES

  • 15/05/2023 13:19:00
  • O Sudoeste
  • Compartilhar:

Era uma vez, uma cidade que cresceu no vale de uma cadeia de montanhas.Protegida pelos montes, era suave e acariciante o vento que batia às portas das casas e levantava folhas secas do chão .
No alto dos montes um tranqüilo e  estranho habitante das florestas, tomou sobre si a responsabilidade de ser  o Guarda  das Fontes .
Assim percorria ele os montes e toda vez que encontrava uma fonte, tratava de limpá-la das folhas caídas, do lodo e do barro. E trabalhava de tal modo que a água ao descer borbulhante através da areia fina , corria para baixo fresca, pura e limpa.
Ela saltava cintilante sobre as rochas e atirava-se alegremente em cascatas de cristal até que, dilatada por outras correntes, tornava-se um rio de vida para a cidade trabalhadora.
             Os moinhos giravam com seu ímpeto,
           Jardins eram irrigados pelas suas águas,
Chafarizes lançavam-na para o ar como gotas de diamantes
          Cisnes vogavam em sua límpida superfície ,
E as crianças riam enquanto brincavam em suas margens sob a luz ardente do sol.
Mas, a Câmara Municipal da cidade era formada por homens de negócios, cabeçudos e irritadiços.E assim um dia examinando cuidadosamente o orçamento da cidade, descobriram nele o salário do Guarda das Fontes, um mísero salário mínimo.
Aí o relator da Comissão de Orçamento disse: - “Por que pagar salário a esse personagem romântico ? Nós nunca o vemos; ele não é necessário à vida de nossa cidade. Se construirmos um reservatório no alto, fora da cidade, podemos dispensar seus serviços economizar o dinheiro do seu salário”.
E assim foi que a Câmara Municipal resolveu dispensar o custo desnecessário de um Guarda das Fontes, e decidiu construir um reservatório de concreto.
Desse modo o Guarda das Fontes não visitou mais as nascentes no interior sombrio das matas, mas ficou espiando, de longe, enquanto era construído o reservatório.
Quando  a obra terminou, logo se encheu de água, mas esta já não parecia ser a mesma. Não parecia ser tão limpa e uma espuma verde principiou a poluir a superfície estagnada.
Começaram também a surgir aborrecimentos constantes com as máquinas delicadas dos moinhos porque as rodas ficavam constantemente obstruídas pela lama; os cisnes foram procurar outro lar fora da cidade e finalmente uma epidemia grassou e os dedos viscosos e  amarelos da doença alcançaram todos os lares em todas as ruas e alamedas da cidade.
Então a Câmara Municipal reuniu-se de novo.Enfrentaram com tristeza o drama da cidade e reconheceram o erro cometido de demitirem o Guarda das Fontes.
E assim foram procurá-lo e pediram que retornasse ao seu antigo e alegre trabalho.
Não demorou muito para a água pura descer cantante por entre túneis de samambaias e musgos e entrar no reservatório purificado.
As rodas dos moinhos voltaram a mover-se como antes, o mau cheiro desapareceu, a epidemia cessou e as crianças passaram outra vez a brincar  e riam felizes porque os cisnes também haviam voltado. 
Penso agora de uma maneira muito especial nas nossas mães, comparando-as como Guardas das Fontes !!!
         Sentimos o seu calor e a sua branda influência ,
Não importa o quão esquecediços sejamos, ou indiferentes às bênçãos mui caras de cada dia, estejamos sempre cônscios das lembranças queridas do passado, as doces e suaves, as pungentes flagrâncias do amor.
Nada do que já se disse, nada que poderia ser dito ou que vier a ser dito,
Será suficientemente eloqüente,significativo e adequado, para expressar 
aquela emoção que sentimos para com nossas mães.
Nunca houve uma época em que houvesse maior necessidade de Guardas das Fontes, ou  em que houvesse mais fontes poluídas necessitadas de purificação.
Nunca houve como nesta geração, a necessidade de Guardas das Fontes, como vocês mães queridas, corajosas bastante para limpar as nascentes poluídas.
Mães , Guardas das Fontes, nós vos saudamos!!! (adaptado de sermão de Peter Marshall, capelão do Senado norte americano e pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Washington).
Bom dia. Professor  Dijalma

Colunas
  •         Artigo Anterior
  • Artigo Próximo        

veja também

Grupo Proeste participa de encontro com lideranças da GM em São Paulo

Grupo Proeste participa de encontro com lideranças da GM em São Paulo

  • 19 de junho, 2026
Fartura recebe segunda etapa do Passeio  Ciclístico e MTB Quatro Estações neste domingo

Fartura recebe segunda etapa do Passeio Ciclístico e MTB Quatro Estações neste domingo

  • 19 de junho, 2026
Colégio Educacional de Fartura promove orientação  sobre segurança no trânsito e uso de veículos elétricos

Colégio Educacional de Fartura promove orientação sobre segurança no trânsito e uso de veículos elétricos

  • 19 de junho, 2026
Avosc realiza doação de materiais e enxoval ao Gapca de Fartura

Avosc realiza doação de materiais e enxoval ao Gapca de Fartura

  • 19 de junho, 2026
Acia fortalece empresas com o Cartão EBA Benefícios

Acia fortalece empresas com o Cartão EBA Benefícios

  • 19 de junho, 2026
Presidente do Sincomerciários destaca avanço da PEC que prevê o fim da escala 6x1

Presidente do Sincomerciários destaca avanço da PEC que prevê o fim da escala 6x1

  • 19 de junho, 2026
Caveira completa 63 quilômetros em dois dias na Maratona Internacional do Rio

Caveira completa 63 quilômetros em dois dias na Maratona Internacional do Rio

  • 19 de junho, 2026
Avaré mantém certificação no Mapa do Turismo Brasileiro e fortalece oportunidades para a economia local

Avaré mantém certificação no Mapa do Turismo Brasileiro e fortalece oportunidades para a economia local

  • 19 de junho, 2026
Campanha intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua em Avaré

Campanha intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua em Avaré

  • 19 de junho, 2026
Trecho da Rua Alagoas segue interditado para obras nesta sexta-feira, 19

Trecho da Rua Alagoas segue interditado para obras nesta sexta-feira, 19

  • 19 de junho, 2026
Proeste
Fartura Veículos
Jatobá Usina Madeira
Service Security Avaré
Mazza
Profisio FITNESS

CATEGORIAS

  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Colunas
  • Região
  • Saúde
  • Avaré

Circulação Regional

  • Aguas Sta. Bárbara
  • Arandú
  • Avaré
  • Barão de Antonina
  • Cerqueira César
  • Coronel Macedo
  • Fartura
  • Itaí
  • Itaporanga
  • Itaberá
  • Manduri
  • Paranapanema
  • Piraju
  • Pratânia
  • Riversul
  • Sarutaiá
  • Taquarituba
  • Taguaí
  • Tejupá
  • Timburi
  • O Sudoeste-
  • Fone: (14) 9.9869-9557
    Celular: (14) 9.9723-9292
    Whats App: (14) 9.9723-9292
  • Email: sudoestedoestado@uol.com.br
  • CONTATO
© Copyright O Sudoeste. Todos os direitos reservados.