Ir além da tradicional xícara de café é um dos objetivos do curso ministrado pelo SENAR-SP e o Sindicato Rural de Piraju em parceria com a Prefeitura de Timburi. Com o intuito de proporcionar conhecimento à população, o curso de Processamento de Café, realizado recentemente nas dependências da Padaria Municipal, contou com a participação de 15 mulheres da cidade, que enalteceram essa iniciativa apoiada pelo CRAS e pela Secretaria da Assistência Social.
Durante o curso, as participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as características do produto e explorar diferentes receitas nas quais o café desempenha um papel diferencial. A nutricionista Marta Regina Matta, instrutora dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (São Paulo), ressaltou a versatilidade do café e as possibilidades que muitas pessoas desconhecem. Segundo ela, o café não se limita apenas a uma bebida: “Tem gente que gosta tanto da bebida que brinca que também queria poder comer o café. E isso é possível. O café harmoniza tantos com pratos doces quanto com salgados. No curso mostramos como fazer bolo, pavê, pão, brigadeiro, rosquinha. Tudo com café”, explicou a nutricionista Marta Regina.
A iniciativa contou com o apoio da administração municipal, que possui uma política voltada para garantir conhecimento aos moradores e fomentar a geração de emprego e renda. Através dessa parceria entre o SENAR-SP, o Sindicato Rural de Piraju e a Prefeitura de Timburi, mais pessoas puderam se capacitar e explorar as inúmeras possibilidades que o café oferece, agregando valor à produção local e estimulando o empreendedorismo no setor cafeeiro.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Geral