Alguns dos selecionados para esta etapa, são moradores em situação de rua e pessoas com deficiência. Para o coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social, Caco, é o divisor de águas para transformar a vida de todos os bolsistas e de seus familiares; eles comemoram que têm um trabalho e podem voltar a estudar
A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, recepcionou nesta terça-feira, 19 de julho, os 40 moradores selecionados para o Programa Bolsa Trabalho, criado pelo Governo de São Paulo. Segundo informações, alguns dos bolsistas são moradores em situação de rua, enquanto outros se encaixaram como pessoa com deficiência (PCD).
Para recepciona-los, de forma acolhedora, duas palestras foram preparadas, sendo uma com a encarregada do Setor de Recursos Humanos, Graziela Watanabe e a outra com o coordenador de Assistência e Desenvolvimento Social, Luís Ricardo Leme (Caco).
O 1º tema envolveu os “Desafios do Mundo Atual” e “Comunicação”. Graziela deu dicas sobre como aprender e compreender; escuta assertiva e assertividade, além de esclarecer outros pontos importantes. “Falei sobre o mundo atual, Comunicação verbal e não verbal e Propósito”, cita. “No tema Comunicação não verbal entrou alguns comportamentos básicos para uma entrevista de emprego, como postura, maneira de se vestir”, continua Graziela. A ideia é prepara-los para outras oportunidades de trabalho. Finalizando, a profissional promoveu uma dinâmica onde abordou Empatia.
Logo após Caco falou sobre a importância do momento de acolher os selecionados. “É um público que em sua maioria, já conhecemos e trabalhamos juntos em projetos do Social, então ficamos vibrando por terem conquistado essa oportunidade”, destaca Caco. “Todos estão engajados, desde quem tem 18 até 50 anos de idade, ambos motivados e com força de vontade”, continua. O que mais chamou a atenção do coordenador, foram os depoimentos, de que para alguns, é a primeira oportunidade que têm na vida. “É o divisor de águas para transformar a vida de todos os bolsistas e de seus familiares; eles comemoram que têm um trabalho e podem voltar a estudar”, conclui Caco.
Os 40 selecionados trabalharão, durante 4 horas por dia, em órgãos públicos municipais e estaduais de Fartura. O “Bolsa Trabalho” oferece R$ 540,00, por mês, durante 5 meses, para cada morador e todos escolherão seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com duração de 80 horas para se capacitarem.
#BolsaTrabalho #PrefeituraFartura #PAT #Oportunidade