Complexo de grãos deve gerar empregos diretos e indiretos e impulsionará renda para o município e toda a região
Durante reunião realizada na noite de quarta-feira, dia 21, a CAPAL - Cooperativa Agroindustrial de Arapoti, confirmou investimentos superiores a R$ 100 milhões na Estância Turística de Avaré, que será sede de um dos maiores complexos de armazenamento de grãos do Estado de São Paulo. O encontro ocorreu durante assembleia para aprovação das contas de 2025 e contou com a presença do presidente executivo da CAPAL, Adilson Roberto Fuga, responsável pela gestão operacional e expansão da cooperativa. O secretário Gerson, entregou em nome do prefeito Roberto Araujo, troféu da EMAPA 2025, aos representantes da CAPAL.
Durante a reunião, foi apresentado o balanço geral das atividades da cooperativa, que envolvem cadeias produtivas como café, cevada, soja, milho e leite, reforçando a força e a diversificação do agronegócio atendido pela CAPAL. Na Estância Turística de Avaré, a CAPAL já investiu em uma loja de vendas localizada na Avenida Mário Covas, para ampliar o atendimento aos produtores rurais da região. A unidade foi oficialmente inaugurada em setembro de 2025, embora a cooperativa já tivesse associados no município anteriormente.
No encontro, foi confirmada a construção de um complexo de armazenamento de grãos com capacidade para 52 mil toneladas, além de estruturas específicas para armazenamento de defensivos agrícolas e fertilizantes. O empreendimento será implantado na SP 245, próximo ao antigo matadouro de frangos, sentido Cerqueira César. Com esse investimento, a Estância Turística de Avaré sediará a construção de um dos maiores silos graneleiros do Estado de São Paulo, fortalecendo a logística, o escoamento da produção e a competitividade do setor agrícola regional.
Conquista para Avaré e impacto econômico
A chegada do empreendimento é resultado direto da atuação do secretário Gerson Fiuza, que liderou as articulações institucionais para a instalação da CAPAL na cidade. Segundo o secretário, o investimento representa um marco para o desenvolvimento econômico do município:
“Essa é uma grande conquista para a Estância Turística de Avaré. Agradeço à CAPAL pela confiança em nossa cidade e por acreditar no nosso potencial. Esse investimento vai gerar empregos diretos e indiretos, fortalecer o agronegócio e movimentar toda a economia local. É um projeto que traz desenvolvimento, renda e novas oportunidades para nossa população”, destacou Gerson Fiuza.
O secretário também fez questão de agradecer o apoio do chefe do Executivo: “Agradeço ao prefeito Roberto Araujo pelo apoio institucional e pela confiança no nosso trabalho. Essa união de esforços foi fundamental para que essa conquista se tornasse realidade para Avaré”, completou.
Atualmente, a CAPAL possui quatro unidades no Estado de São Paulo, reforçando a importância estratégica da Estância Turística de Avaré dentro do plano de expansão da cooperativa. O investimento representa geração de empregos, fortalecimento da economia local, aumento da arrecadação e desenvolvimento sustentável para a Estância Turística de Avaré e toda a região.