FARTURA 130 ANOS !!! | Parte 1
31 de março de 1891. Dia festivo.
A Lei 145 criava o município de Fartura.
Antes porém, já existia Fartura, terra habitada pelos Caiuás, índios da família tupi guarani.
Fartura em 1845 pertencia ao Distrito de São Sebastião do Tijuco Preto, hoje Piraju(peixe amarelo) dourado, abundante nos rios Paranapanema e Itararé). Em 1880, grande parte de nossas terras era conhecida como “Fazenda do Ribeirão de Fartura”. O rio era piscoso, as terras roxas férteis, frutas e caças de toda espécie, abundância de tudo , daí com certeza a palavra Fartura, que vai dar origem ao atual nome de nossa comarca.
As primeiras escrituras registram os nomes: Corredeira, Lageado, Barreiro, Jacutinga, Correas, Três Saltos, Mirante da Serra, Veados, Guaiuvira, Pedra Branca, Cruzeiro, Pinheirinho, Linda Paisagem, etc... As terras do Patrimonio doadas por escritura de 1885, estavam situadas na Fazenda Fartura. Em 1880 chega na região Luiz Ribeiro Salgado, vindo de São Simão/SP e adquire a Fazenda Boa Esperança(3.000 alqueires),nos municípios de Fartura e Carlópolis, construindo a sua sede no local conhecido como Barra Seca.
Em 07.02.1884, o governo do Estado de São Paulo criava a Freguesia de N.S. das Dores da Fartura.Em 10/06/1885, Manoel José Vianna e sua mulher Constância Maria de Jesus, doam um quarto de légua em quadra. Os primeiros povoadores da região presume-se que aqui chegaram mais ou menos pouco antes de 1880 e o marco inicial foi a construção da igreja, onde no local havia um Cruzeiro de madeira. Henrique Burton, norte americano, presbiteriano, depois dos fundadores da cidade, a saber: Luis Ribeiro Salgado, Vicente de Oliveira Trindade e Mello e do doador do Patrimônio Manoel José Vianna, foi um daqueles que mais se destacaram na fundação da cidade. Embora protestante, foi ele que esquadrejou a nova igreja e fez o alinhamento do Largo da Matriz e ruas adjacentes. Foi proprietário em Fartura da Fazenda Pinheirinho, Fazenda Veado e Fazenda Boqueirão dos Três Saltos.Construiu sua casa onde hoje está em construção o Hotel Fartura. Foi eleitor em Fartura, vereador em Piraju, era veterano da Guerra Civil americana- l861/1865.No Livro de Atas da Câmara de Fartura(15.06.1891), consta votos de agradecimento pelos relevantes serviços prestados.
Nota - Dados copilados dos escritos “História de Fartura”, do ilustre farturense João Jacques Ribeiro do Valle, filho do Coronel Marcos Ribeiro e pai do farturense Marcos Ribeiro do Valle, que gentilmente me cedeu estes históricos.
Na próxima edição, continuaremos relatando a história inicial de nosso município.
Bom dia. Professor Dijalma