Alunos de duas escolas municipais de Avaré iniciaram o treinamento para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O trabalho envolve estudantes das escolas “Evani Batochio” e “Moacyr Parise”, está última localizada no povoado de Barra Grande.
A OBA e a MOBFOG são dois dos mais importantes eventos científicos direcionados ao público jovem no Brasil.
“A proposta é despertar o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e áreas correlatas, promovendo a alfabetização científica de forma lúdica e cooperativa”, destaca a Secretaria Municipal de Educação.
Ao longo das atividades, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o universo, constelações e outros assuntos.
“Além disso, eles trabalharão em equipe na construção e lançamento de seus próprios foguetes de ar comprimido, colocando em prática os conceitos aprendidos em sala de aula”, explicam os supervisores Anderson Bacciotti e Ana Carolina Sakamoto, responsáveis pelo projeto.
Para a Educação, os benefícios vão além de abrir portas para futuras carreiras nas áreas da ciência e tecnologia.
“O mais importante é o processo de aprendizado e o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de trabalhar em equipe nos alunos”, destaca a pasta.
Saiba mais
O objetivo da OBA é difundir conhecimentos sobre a área. Os alunos participam por meio de provas sobre Astronomia e Astronáutica.
Além de premiação com medalhas, os melhores classificados no país vão representar o Brasil na próxima Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
No MOBFOG, por sua vez, os participantes devem construir foguetes e lançá-los o mais longe possível.
Os materiais usados são garrafas pet e tubo de papel, entre outros. Os autores do projeto que atingir mais de 100 metros serão convidados para a Jornada do Foguete que acontece no Rio de Janeiro.
- Avaré