O Dr. Paulo S. Lopes, gastroenterologista renomado e colunista do Sudoeste do Estado, fez uma Palestra sobre Prevenção do Câncer Digestivo. Ele foi convidado da ABOVA. E, novamente, a Palestra foi online
O Dr. Paulo desta vez concentrou-se no câncer de estomago. Embora não seja tão comum quanto o câncer de intestino, o câncer gástrico é o 6º mais comum no mundo. E é frequente no Brasil.
“O câncer de estomago acontece devido a muitos fatores diferentes, disse o especialista. Mas é importante saber sua relação com a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, ou H. pylori.
Expert em Doenças Digestivas, com uma experiência internacional e por isso seguro e confiante, o Dr. Paulo continuou a explanar.
O médico explicou que o H. pylori pode ser adquirido. E que metade da população mundial está infectada. “São 4 bilhões de pessoas. E o H. pylori também causa gastrites e úlceras” disse o Dr. Paulo. É também uma infecção que quando acontece, só vai melhorar com o tratamento, completou o especialista.
Para o diagnóstico, no Brasil usa-se a Endoscopia Digestiva Alta.
“É importante não ter medo de Endoscopia. Mas ela depende da qualidade do médico que a faz” disse o Dr. Paulo.
Demonstrando o que falou, o especialista mostrou o quanto é difícil ver um câncer precoce. “Esse tipo de câncer tem cura em quase todos os casos. Mas para diagnosticar é preciso boa qualidade do endoscopista, certas vezes requerendo técnicas especiais”
Voltando ao H. pylori: seu diagnóstico também é feito pela Endoscopia. E o tratamento é eficaz em quase todos os casos.
O Dr. Paulo lembrou da importância de tratar o H. pylori nos familiares próximos de pessoas com câncer de estomago.
“A necessidade de tratar familiares próximos que tenham o H. pylori é comprovada por muitos estudos recentes. É uma prevenção ao câncer de estômago”
Completando a Palestra, disse: “se há uma mensagem que quero transmitir é que o H. pylori deve ser erradicado nos parentes próximos de pessoas com câncer. Se cada pessoa que assistiu falar isso para mais dois amigos, teremos uma corrente do bem que ajudará a salvar vidas” completou.
Médico muito carismático, em todas as suas Palestras o Dr. Paulo diz que se só uma pessoa for auxiliada pelas suas explanações já valerá a pena.
“A ABEA (Filantropia) está expandindo suas atividades para o Nordeste. Então fiz a Palestra lá no Interior do Nordeste. É uma novidade fazer a Palestra online, mas fiquei contente com o convite da ABOVA. É a segunda vez que faço online. Mas sempre faço as Palestras com muita alegria”.
Como é habitual em suas Palestras, o Dr. Paulo mostrou imagens de bichinhos (filhotes) entre os slides e ao final da Palestra. Sempre muito humanitário, explicou:
“O médico deve entender que os pacientes e familiares de câncer são muito fragilizados. Então deve ter sensibilidade e não falar apenas em doenças” falou o Dr. Paulo.
O MÉDICO, A FILANTROPIA E A REGIAO
Muito respeitado, o Dr. Paulo tem uma carreira com 34 anos, em que se destacam estudos nas maiores Universidades do mundo. Foi aluno em Harvard, Johns Hopkins e Visiting Scholar (Professor Visitante) em Yale. Esteve também ligado á Organização Mundial de Saúde.
Após voltar ao Brasil, ligou-se á Filantropia. Faz atividades Clínicas e Filantrópicas nos Estados de S. Paulo e Paraná há mais de 20 anos.
Mesmo com uma formação tão impressionante e com todo seu sucesso profissional, o Dr. Paulo é gentil e atencioso com pacientes e familiares. Isso faz com que receba ótimas avaliações de seus pacientes, com 100% de aprovação em S.Carlos, e mais de 1400 elogios escritos na prática de S. Paulo. Também teve abaixo-assinados quando deixou as cidades de Mauá, Avaré (onde teve rápida passagem) e S. Carlos. Em todos, a população pedia que ficasse, o que comprova o respeito que conquistou.