Uma das perguntas mais comuns que um Especialista recebe é sobre Endoscopia.
Dói? É perigoso? Demora muito? Que benefícios traz? Todos os locais que fazem Endoscopia são iguais?
Enfim, para orientação simples sobre Endoscopia, vamos explicar as bases do exame, e que uma Endoscopia pode ser muito benéfica ou mesmo salvar vidas.
Como sempre os dados são de minha prática clínica (que agora chega a longevos 34 anos) e da American Gastroenterological Association. Escrevo de modo bem resumido.
Tenho feito muitas Consultas online. É um método promissor, que agora está permitido pelas Autoridades Médicas. E provavelmente vai ser comum no futuro. Falo um pouco sobre isso também.
1. O que é Endoscopia Digestiva Alta?
Endoscopia digestiva alta é o exame que permite ver diretamente o que se passa no interior do estômago, esôfago e intestino delgado do paciente. Além disso é possível realizar biópsias, verificar a presença do H.pylori, parar sangramentos, retirar pequenos tumores (como os pólipos), etc.
2. Em que situações a endoscopia é útil?
Inúmeras doenças podem ser diagnosticadas pela endoscopia. O diagnóstico preciso feito pelo exame permite o tratamento adequado dessas doenças. A Endoscopia permite, para médicos qualificados, fazer procedimentos como a retirada de pólipos (tumores do aparelho digestivo), parar de sangramentos digestivos, prevenir sangramentos de varizes de esôfago (comuns na cirrose) entre muitas outras. A Endoscopia também é útil na prevenção do câncer de estômago.
Novamente, para isso, o ideal são Médicos bem preparados para Endoscopia Terapêutica, habilitados nos procedimentos. E também endoscopistas bem treinados em prevenção de câncer.
3. A endoscopia dói ou é perigosa?
A Endoscopia é indolor. Quando feita por médicos experientes é rápida. O exame é muito seguro.
4. Quem faz Endoscopia sente-se mal?
O exame é rápido e bem tolerado quando feito por médicos qualificados. O especialista deve conhecer bem as medicações que trazem um exame tranquilo. Comprovou-se que um ambiente acolhedor, com uma equipe bem treinada e um médico seguro e atencioso também tranquiliza os pacientes.
5. O que faz uma boa Endoscopia? As fotos?
É fundamental a qualidade do exame. E para boa qualidade deve-se contar a experiência do Médico, sua formação médica, enfatizando a Pós Graduação, os Títulos de Especialista e muito especialmente a conduta ética. Quanto as fotos, podem ajudar. As fotos são apenas um momento do exame. Mas a Endoscopia é dinâmica.
Mas não são fotos que mostrarão a qualidade do exame. O laudo é muito mais importante.
Concluindo, uma boa Endoscopia é uma mistura de capacidade técnica, Ética e atenção no paciente, por parte do Médico. Isso leva á confiança do paciente e ao sucesso.
Com relação ao local, a beleza não tem a menor relação com a qualidade do exame. Já vi locais fisicamente sem graça oferecer exames de alto nível e locais belíssimos não ajudarem tanto os pacientes. O que importa mesmo é a qualidade do Médico que faz o exame. E isso se consegue com boa formação e experiência. Tirar fotos ou fazer um local bonito é fácil. Ter um Médico altamente experiente requer anos.
6. Como achar um bom Especialista em Endoscopia?
Em tantos anos de prática aprendi que a confiança do paciente e familiares no Médico é fundamental. E como conseguir a confiança? Os pacientes percebem sua atenção e o seu interesse.
Percebem que você quer ajuda-los. Percebe que você trata bem a todos. Não importa se é rico ou pobre. Não importa se é paciente particular, de convênio ou de Serviço Público, todos tem sua total atenção. Percebem que você fará o melhor. Percebem que você é seguro quanto ao procedimento, por que é muito experiente. Já fez muitas, milhares de endoscopias. E ainda estuda e se aperfeiçoa todos os dias. Os pacientes e familiares percebem isso.
Sentem-se bem atendidos.
E todos percebem sua integridade. Em resumo: O bom Médico é íntegro.
7. E o que é a Telemedicina? No que pode me ajudar?
O atendimento á distância, feito por aplicativos que permitem ao médico ver seu paciente e consulta-lo com imagens está sendo cada vez mais usado. Isso acontece devido á Pandemia. Mas se percebe que há outras vantagens. Por exemplo: tenho visto pacientes de estados e locais distantes da Clínica via Telemedicina. Esses pacientes teriam gastos e dificuldades grandes para ir até S. Paulo. Mas a Telemedicina tornou-se um meio barato, rápido e prático de ter uma Consulta. No meu caso, tenho visto muitos pacientes que apenas querem uma segunda opinião. E eles tem a vantagem de consegui-la rapidamente, quase sem esperar por vagas (que são relativamente difíceis na minha Clínica, embora não impossíveis).
Entendo que a Telemedicina é um ótimo método e provavelmente será muito usada no futuro.