Foi inaugurado na manhã de sexta-feira (4), em Fartura, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Jose Ubirajara Teixeira”, localizado na Rua Samuel de Oliveira, 141, Centro, antigo prédio da Coordenadoria Municipal de Assistência Social (atualmente a coordenadoria está localizada na Rua Mario Stella, 265).
Com a participação de familiares do homenageado, autoridades e funcionários, durante a inauguração foi contada a história de José Ubirajara e a importância do Cras para a população mais vulnerável do município.
“O Cras, Centro de Referência de Assistência Social, é a porta de entrada do Suas, o Sistema Único da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência em família e em comunidade”, ressaltou funcionário e mestre de cerimônia Claudinei Freitas.
A primeira a usar a palavra foi a coordenadora do Cras “José Ubirajara Teixeira”, a assistente social Lilian Carvalho Baumguertner, que agradeceu a presença de todos e enalteceu o homenageado.
“O nome recebido (pelo Cras) não poderia ter sido melhor, pois o seu Bira (homenageado) foi uma grande pessoa e deixou um legado de excelentes profissionais e assistentes sociais, Tânia, Paula (filhas) e Adelita (neta), agradeço a elas e em especial a Tânia, que foi a que me recebeu e me fez apaixonar pelo Serviço Social há 12 anos, quando comecei a trabalhar aqui”, disse Lilian, que no final presenteou a esposa do homenageado com uma flor.
Vereador que apresentou projeto de lei para colocar o nome de Ubirajara no Cras, o vereador João Buranello também participou da cerimônia e dividiu triunfo pela escolha do nome.
“Quero agradecer a todos os vereadores que apoiaram o projeto para homenagear uma pessoa tão importante como o Seu Ubirajara, pois quando a Janice (coordenadora municipal da Assistência Social) disse que precisaria de um nome para o Cras, eu fui conversar com a Dona Nair, esposa do ex-prefeito Jurandi Dognani, para ela nos ajudar a escolher um nome. Dona Nair foi muito importante na escolha ... pois foi ela que sugeriu o nome do Seu Ubirajara pelo excelente trabalho na cidade e por ser uma pessoa exemplar”, ressaltou Buranello.
Chegando ao fim do mandato de 8 anos, o prefeito Tinho Bortotti esteve presente no cerimonial e também discursou. “O trabalho social de Fartura fez sim a diferença”, frisou o chefe do Executivo que complementou emocionado, “o maior legado que essa administração deixará é o respeito com o dinheiro público”.
Também utilizaram a palavra, a coordenadora Janice Oliveira Paula, vereador Decinho Martins e a esposa do saudoso Bira, a professora aposentada Maria Aparecida Encarnação Teixeira, conhecida por Dona Cidinha que falou após descerramento da placa inaugural..
“Estou muito emocionada e agradeço a todos pela homenagem”, agradeceu Dona Cidinha.
HISTÓRICO DO
HOMENAGEADO
José Ubirajara Teixeira, nascido em 07/04/37, filho de Odilon Teixeira - um dos primeiros dentistas de Fartura, que percorria a zona rural atendendo pessoas.
Casado com Maria Aparecida Encarnação Teixeira, professora aposentada da Escola Estadual Monsenhor José Trombi, filha da Sr. Joaquim Melkisedeque Encarnação. O Sr. Merki, como era conhecido, foi sócio fundador da Fábrica de Óleo.
Ubirajara, mais conhecido como Bira, foi proprietário da Fábrica de Farinha, Maizlândia, torcedor entusiasta do Fartura Esportes Clube, tendo ele feito o alambrado do campo com recurso próprio, sendo ele o engenheiro, técnico na montagem do trilho. Na disputa de Fartura e Sertãozinho, na segunda divisão, fez parte das despesas. Foi o homenageado deste título.
Bira, presidente “ad hoc” da Santa Casa por 10 anos – 87 a 97 – responsável pela troca do telhado, Sala de Reuniões, farmácia do hospital, responsável junto ao Pró Vida quando a Santa Casa ganhou o Aparelho de Endoscopia.
Ubirajara vencia as crises transmitindo o otimismo as pessoas. Sorridente sempre, e até hoje lembrado como contador de piadas. Sua alegria contagiante fazia atrair amigos.
Pai da Tânia Regina Teixeira Garcia e Paula Marcia Teixeira, avô de Adelita Garcia de Andrade, três assistentes sociais, que atuam até hoje no município. A Tânia foi a primeira assistente social em Fartura, responsável pela criação do Grupo da Terceira Idade. Também Pai de José Ronaldo Teixeira, avô de cinco netos e dois bisnetos.
Ubirajara participou do desenvolvimento social e econômico de Fartura, dentre eles: Fábrica de Farinha, Sindicato Rural, Sócio fundador do Frigorífico Pig, que marcou Fartura no desenvolvimento da suinocultura nos anos 80.
Lutou sempre por empregos, tanto na Fábrica de Farinha, quanto no Frigorífico. Como proprietário rural, tinha o melhor café. Já em 1970, tinha lavador de café, secador, despolpador. Em 1985, zelava pela raça do Tabapuã, distribuindo qualidade e raça para os proprietários rurais.
Na vida política, que sempre gostava de participar, foi candidato a vice-prefeito no ano de 1988.
Ubirajara faleceu em 14 de novembro de 2017 aos 80 anos. Ele é merecedor da denominação do antigo Centro de Promoção Humana, hoje Cras, não por aquilo que foi – esportista, empresário, produtor rural, - de qualidade e espírito empreendedor, mas principalmente devido a sua visão de futuro e seu amor por Fartura.
- Fartura
- Geral