Sr. Deputado Estadual Ricardo Madalena,
Quero começar falando do meu orgulho de ser produtor rural, apesar do trabalho duro, e nem sempre tendo um retorno financeiro adequado, mas ainda assim fico feliz em saber que produzo alimento de qualidade para o meu próximo. E sei também que este meu trabalho faz do meu país um dos maiores exportadores mundiais de produtos agropecuários, aquecendo a nossa economia, gerando riquezas para o país e muitos recursos para os cofres públicos.
Sei que o senhor também vem do interior, mora em Santa Cruz do Rio Pardo, e tem sua base eleitoral em áreas agrícolas, tendo inclusive obtido uma votação extraordinária em Piraju, 4280 votos, quase 30% dos votos válidos, e tendo sido muito votado também em nossas extensões de base Manduri, Óleo, Tejupá, Sarutaiá e Timburi. Já inclusive nos encontramos por aí, em festas agropecuárias e eventos do gênero, o Senhor sempre com chapéu e camisa xadrez, nos dando a impressão de ser um de nós.
Acontece que quando mais precisamos do Senhor, de maneira até agora incompreendida pelos agricultores daqui, o Senhor votou a favor do aumento de impostos dos alimentos e insumos agrícolas, em plena pandemia mundial.
O Governador, com a SUA ajuda e seu voto, aumentou mais de 4% de ICMS nos insumos que usamos para produzir. Numa época de profissionalização do homem do campo e de margens cada vez menores, essa taxação vai elevar os custos de produção, causando aumento de preços dos alimentos, e tornar algumas atividades rurais deficitárias, obrigando alguns produtores a deixar a atividade e vender suas terras. Este aumento de ICMS, em plena pandemia, vai à contramão daquilo que se espera de um homem público.
Necessitamos de incentivo ao agro paulista. Assim, podemos produzir melhor e gerar mais recursos para o governo. Ainda é tempo pra que algo seja feito, Deputado.
Bom trabalho.
Luiz Otavio Motta - Produtor de leite, zootecnista e presidente do
Sindicato Rural de Piraju