Projeto foi desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino médio
Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA João Paulo II (DRS) e que cursam o 1º ano do Ensino Médio, participaram recentemente de um projeto que alia o ensino de geometria espacial ao conhecimento do espaço urbano da cidade de Cerqueira César, local onde o centro está localizado.
Por meio das aulas do “Projeto Calculando o Volume dos Sólidos Geométricos”, o professor de matemática, William Araújo, sugeriu que os adolescentes desenvolvessem maquetes com as fórmulas de cálculo dos volumes e a aparência de diferentes figuras tridimensionais, como cilindros, cones, cubos e paralelepípedos.
Na sequência, após desenvolverem esses itens, o professor trouxe então alguns exemplos de prédios e da arquitetura da cidade de Cerqueira César, como o Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, que possui formato de pirâmide, um dos sólidos utilizados para os estudos.
A ideia, segundo o educador, é mostrar como a matemática está presente no cotidiano. “O Santuário, por exemplo, tem um alto valor histórico e cultural para a cidade, e foi uma forma de encontrei para inspirar os alunos”, comentou.
De acordo ainda com Araújo, a educação transforma vidas. “Este é o propósito que temos durante nossas aulas. Usar da educação e do aprendizado ao máximo, para que nossos jovens possam ter a oportunidade de seguirem um novo caminho", concluiu.