Atual prefeito do município de Coronel Macedo e candidato a reeleição nas eleições deste ano, José Roberto Santinoni Veiga, mais conhecido por Betinho (DEM) concedeu entrevista na quinta-feira (5) ao Jornal Nova Voz, transmitido ao vivo pela Rádio Nova Voz FM (91,3) e pela rede social Facebook página Henrique Outeiro Jornal Nova Voz.
No início do bate-papo, Betinho contou sobre sua trajetória política no município macedense como o vereador (ano de 2000) e presidente da câmara (em 2002), sendo eleito o parlamentar mais jovem da cidade com apenas 18 anos e que esse trabalho o qualificou a ser candidato a vice-prefeito obtendo êxito em 2013.
“Infelizmente não tive uma parceria com o governo na época, até por algumas posições colocadas que não concordava, enfim não fiz questão de participar com aquele estilo de administração. Tanto que findando a administração eu me coloquei como candidato contrário ao prefeito da época (Edivaldo Neres), ao qual eu era o vice-prefeito, e ganhamos a eleição em 2016”, comentou Betinho, que tem uma ótima relação com sua vice Miltes Tonon.
O atual prefeito também relatou sua experiência no Banco Itaú em São Paulo, aonde em cinco anos de empresa chegou a se tornar gerente da agência da Avenida Paulista, centro econômico do Brasil.
“Eu brinco que se o Roberto Setubal (ex-presidente do Banco Itaú e copresidente do conselho de administração do Itaú Unibanco) conhecer a minha história ele me contrata novamente”, salientou Betinho, que complementou dizendo ter pedido a conta do Banco Itaú retornando a sua cidade natal para trabalhar nas empresas da família.
Sobre disponibilizar seu nome como candidato novamente, o atual chefe do executivo ressalta ser um desafio, pois na atual história política do município nunca um prefeito foi reeleito. Ele conta que assumiu uma prefeitura com dificuldades em 2017 e que em quatro anos não teve tempo para desenvolver o trabalho por completo.
“Nós herdamos um município com muitas dívidas, várias contas deixadas para trás e a máquina pública desorganizada. Então hoje eu vejo que conseguimos sanar esses problemas e conseguimos que Coronel Macedo tivesse uma base muito mais sólida para que realmente o progresso viesse, seria uma covardia da minha parte não colocar meu nome a disposição novamente, pois fizemos um bom trabalho e a população de Coronel Macedo reconhece”, pontuou o prefeito.
PROPOSTAS
Antes de falar sobre as propostas para a Educação, Betinho informou que no seu governo foi reformulado o estatuto do magistério e fez questão de parabenizar todos os professores, gestores e funcionários do setor, que em um momento de pandemia continuaram o trabalho de levar conhecimento, de forma remota, aos alunos. Disse ainda que a implantação das apostilas foi primordial para a continuidade do ensino a distancia neste momento.
“A nossa nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) vem crescendo gradualmente e nossa Educação vem melhorando cada vez mais. É lógico que esses próximos quatro anos temos que avançar, propor melhorias para os próprios funcionários para cada vez mais terem motivação e alegria no trabalho, melhorar os espaços das escolas para melhor atender os alunos com necessidades especiais, enfim se reunir com os pais para discutir quais as melhorias necessárias. A gente pensa em investir na questão da era digital para facilitar o acesso aos alunos e professores”, destacou Betinho que complementou, “para finalizar a gente precisa laudar os nossos alunos com necessidades especiais que ainda não foram laudados e dar um suporte para que todos tenham um ensino de inclusão e qualidade em Coronel Macedo”.
Sobre o setor de saúde, o prefeito se posicionou sobre reclamações ao atendimento no hospital da cidade de Taquarituba. Ele frisou que busca seguir a lei na questão das licitações e contratos e a lei rege que deve ser realizada uma licitação por chamada pública, porém o hospital de Itaporanga não quis participar da última, pois houve exigências de especialidades.
“Hoje Coronel Macedo tem 13 especialidades na área médica, pode procurar nos municípios do Brasil do tamanho de Coronel Macedo que se duvidar você não encontra um com esses atendimentos”, constatou o prefeito.
Caso seja reeleito, Betinho pretende mais uma vez convidar as instituições dos municípios vizinhos e vai prestar o serviço qual apresentar o menor preço, porém deixou claro que vai acompanhar de perto se o atendimento está a contento da população.
Também disse que está no seu plano de governo a construção de mais uma unidade de saúde (ESF) em Coronel Macedo, ampliação das especialidades com a inclusão do atendimento de um psiquiatra, pretende adquirir um ultrassom e modernizar os espaços do setor, inclusive a unidade de saúde mista que funciona um mini pronto-socorro.
“Não temos a condição ainda de construir um hospital, mas agora com Coronel Macedo nos trilhos, com as contas em dia e sem dívidas vamos conseguir implantar um atendimento mais qualitativo na parte de pronto-socorro”, completou o prefeito.
Ele ainda citou propostas na área de geração de emprego com a possibilidade de atrair empresas para o município, cultura com investimentos na banda marcial e a construção do Centro Cultural e no esporte com melhorias nos atendimentos aos esportistas. Já na área da habitação se comprometeu em trazer mais 150 casas populares para o município, caso seja reeleito.
RECADO FINAL
Para finalizar, Betinho agradeceu o espaço concedido na entrevista, os eleitores que o receberam em suas casas na campanha e mandou um recado aos seus adversários para que não subestimem a população macedense.
“Por favor, a nossa população é simples, que na sua maioria é humilde e carente, mas não é burra. A nossa população é inteligente, digna e trabalhadora, então eu peço aos candidatos respeitem o cidadão de Coronel Macedo e apresentem suas propostas para o município”, concluiu.
- Coronel Macedo
- Política