Em 2023, projeto de Taguaí (SP) recebeu doação de 600 litros de tinta e pretende pintar mais de 300 sepulturas.
Uma ação voluntária tem chamado atenção dos moradores de Taguaí, no interior de São Paulo. No cemitério municipal, voluntários decidiram pintar e reformar os túmulos para deixar o local mais vistoso para quem irá visitá-lo no Dia de Finados, em 2 de novembro.
Os responsáveis pelo projeto são Antônio Silverio, Consuelo Dalcin e o funcionário público Antônio Carlos Aparecido. Ao g1, Antônio Carlos conta que a iniciativa surgiu após visitar o cemitério e ver que alguns túmulos antigos estavam degradados e decidiu pintar alguns.
"O nosso projeto iniciou em 2021. Eu e uma amiga minha vemos um túmulo muito velho. Fomos até a loja de um material de construção e eles deram a tinta, depois outra doou também. Quando a gente viu, tínhamos cerca de 120 litros de tinta e começamos pintar todos os túmulos mais velhos", conta Antônio.
No ano passado, a equipe pintou mais de 200 túmulos, recebendo uma doação de 400 litros de tinta dos materiais de construções da cidade. Este ano, a equipe conseguiu mais de 600 litros de tinta, a previsão é que pelo menos 300 sepulturas ganhem uma nova cor. Além de Antônio, Elias, Benjamim e Anderson, também ajudam na obra.
“Pintamos os túmulos uma semana antes do Dia de Finados. Quem é mais de idade começa até umas 10h da manhã e depois volta às 16h e para às 20h. Já eu fico o dia inteiro", conta Antônio.
O esforço também chamou a atenção dos lojistas de Taguaí. Alguns entregam lanches, marmitas e até pizzas para os voluntários. Para Antônio e sua equipe, esse é mais que trabalho, é uma missão de amor e respeito.
“É um trabalho que a gente faz com muito gosto. Na nossa região não vejo ninguém fazendo isso. É algo que a população fica muito contente. O nosso cemitério é bem cuidado, mas durante Finados está bastante colorido. Todos os túmulos ficam restaurados, não deixamos nenhuma para trás”, comenta.
Além das tintas, o grupo arrecadou um valor em dinheiro para colocar vidros nos túmulos mais antigos, e também tenda no cemitério para a missa que será realizada no dia de finados.
“Sabemos que muitas das vezes parentes ou até mesmo amigos (da pessoa falecida), não estão residindo mais em nossa cidade. Por esse motivo, tivemos essa iniciativa de realizar a pintura, e esse ano novamente. Nos próximos dias vamos continuar com a pintura e iremos agradecer todos os doadores, e os voluntários no último dia”, diz Antônio.
Por Vinicius Lara, g1 Itapetininga e Região