A equipe da Vigilância Epidemiológica do Município de Fartura desenvolve um trabalho de prevenção contra o mosquito da dengue.
Trabalho esse que visa a total prevenção dos pontos estratégicos, onde se encaixam borracharias, recinto, cemitério, entre outros. A vistoria é realizada minunciosamente pelos agentes e pela supervisora Marina Andrade.
Os pontos estratégicos são realizados de 15 em 15 dias, e com esse trabalho mais intensificado notou-se já um cuidado maior com os proprietários e uma interação mais pacifica com o setor.
“Estamos sempre de olho na previsão do tempo. Como choveu e a previsão para o final de semana é de temperaturas quentes, já estamos nos adiantando e usando o larvicida nos locais que podem acumular água e eclodir os ovos do mosquito”, salienta a Marina.
Lembrando que 15 horas após a postura dos ovos eles já são capazes de resistir a longos períodos de baixa umidade, podendo ficar até 450 dias no seco. Esta resistência permite que sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à sua eclosão e à formação das larvas e, depois, do mosquito.
“Por isso a Vigilância Epidemiológica está atenta e cuidando do município. Faça sua parte nos ajudando nessa luta”, finalizou Marina.
- Fartura
- Saúde