Mesmo sem sessões ordinárias na Câmara Municipal de Fartura durante o mês de janeiro, o trabalho do vereador Professor Henrique (PT) seguiu em andamento por meio de reuniões, visitas técnicas e articulações institucionais. O período foi marcado por iniciativas nas áreas social, educacional, habitacional, cultural, de proteção animal e pela busca de recursos para o município.
Na quinta-feira (8), o vereador esteve em Avaré acompanhando as homenageadas de 2025 do projeto Medalha “Professora Rose” para a realização das matrículas e a entrega de moção de agradecimento ao mantenedor da Unieduvale, dr. Cláudio Salomão, em reconhecimento à parceria com o projeto. Já na sexta-feira (9), participou de reunião com a Secretaria Municipal de Assistência Social para apresentar a proposta de criação de um vale-táxi social, voltado às pessoas atendidas pela rede de proteção, com foco em idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
As tratativas relacionadas à habitação ganharam espaço na sexta-feira (16), quando Professor Henrique se reuniu com a arquiteta da Prefeitura, Mércia Calegari, para debater um modelo de planta de casa social e receber orientações sobre a reforma do Código de Obras de Fartura, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao programa federal Minha Casa Minha Vida.
O planejamento do calendário municipal também esteve em pauta. Na segunda-feira (19), o vereador participou de audiência na Câmara Municipal para esclarecimentos sobre os eventos previstos para 2026. Já na terça-feira (20), a agenda incluiu reunião com a Secretaria da Educação para acompanhar o planejamento de reformas das unidades escolares, atualizações na legislação da área e a apresentação de um projeto de bolsas para estudantes do ensino médio. No mesmo dia, acompanhado do vereador Leo Maia (PSB), realizou visita de inspeção à Chácara Municipal para verificar o funcionamento da clínica veterinária, levando demandas da população relacionadas as informações e à microchipagem de animais como forma de prevenir o abandono e os maus-tratos.
A causa animal voltou a ser debatida na segunda-feira (26), durante reunião na Câmara voltada à discussão de melhorias nos protocolos de atendimento do poder público. Na sequência, na terça-feira (27), Professor Henrique esteve com a Secretaria de Cultura e Turismo para tratar da possibilidade de inserir a cultura e o esporte com cavalos na programação do FEMUS 2026, previsto para o mês de julho.
Encerrando a agenda do mês, na sexta-feira (30), o vereador esteve em Itararé ao lado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, George Andrade, e do vereador Toninho do Batista (PSB). Na ocasião, foi apresentado ao secretário Marcelo Strama (PSB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o pedido para a realização de uma Feira do Empreendedor em Fartura.
Entre os destaques do período, no sábado (24), Professor Henrique (PT), acompanhado dos vereadores Toninho do Batista (PSB) e Leo Maia (PSB), esteve em São Bernardo do Campo em audiência com o ministro Luiz Marinho (PT), quando foram entregues pedidos de recursos para o município, especialmente voltados à área da saúde.
Mesmo durante o recesso legislativo, o mês de janeiro evidenciou um mandato em movimento. As ações reforçam o compromisso do vereador Professor Henrique com o diálogo, a articulação institucional e a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população de Fartura.
- Fartura