O setor de endemias de Sarutaiá promoveu uma intensa campanha de combate à arbovirose, que contorna diversas ações para conscientizar a população e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como: dengue, febre amarela e chikungunya. Entre as ações realizadas, destacam-se o arrastão, a limpeza de entulhos e a coleta de materiais inservíveis, inclusive a retirada de diversos pneus da cidade, encaminhados para o ecoponto de Manduri.
Além disso, de 20 a 24 de março, foram realizadas mobilizações em diversos locais, como na Unidade Básica de Saúde, no Centro de Convivência dos Idosos e nas escolas, com palestras sobre os cuidados prioritários para evitar a prevenção do mosquito. O agente de endemias Diones Ribeiro destacou a importância da parceria com os outros setores da prefeitura de Sarutaiá. “Foi uma união de esforços que nos permitiu avançar na prevenção da arbovirose em nossa cidade. Agradecemos a todos que colaboraram e pedimos que continuem mantendo a cidade limpa e livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, enfatizou Diones.
Manter uma cidade limpa é fundamental para evitar o avanço do Aedes aegypti, e a população pode colaborar não deixando água parada em recipientes como vasos de plantas, baldes, pneus e garrafas. Com essas medidas simples, é possível contribuir para a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. A campanha realizada em Sarutaiá foi um passo importante na luta contra a arbovirose, e demonstra a necessidade do engajamento de toda a comunidade na prevenção dessas doenças.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Saúde