A Coordenadoria de Saúde de Fartura informa que está liberada a vacinação Meningocócica C para todos os profissionais de Saúde do município, inclusive da rede privada. O grupo deve procurar a Unidade de Saúde de referência, das 8h às 10h e das 13h às 15h.
A Pasta informa que mesmo com o esquema vacinal completo, estes colaboradores devem se imunizar com mais uma dose. A Campanha vai até fevereiro de 2023 e é obrigatório levar a carteirinha de vacinação.
Para essa estratégia, consideram-se todos os trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Têm direito a receber o imunizante quem atua em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Podem se imunizar os médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
Ainda os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Incluem-se, ainda, os que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar. Neste ano, a capital paulista registrou 56 casos da doença até terça-feira (27), mas nos últimos 90 dias um surto foi identificado, especialmente da meningite meningocócica (causada por bactérias).
#SaúdeFartura #CuidandoDaNossaGente #Prefeitura #Vacina #MeningoC