O taquaritubense Arnon Gastaldello Melo, filho do ex-prefeito de Taquarituba, Dr. Arnon Firmo de Melo, foi condecorado na noite de quarta-feira, 8 de dezembro, em cerimônia de Imposição de Insígnias da Ordem de Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), sede do Governo Federal.
A Ordem do Rio Branco é a mais alta patente de condecoração do governo brasileiro. E estiveram presentes na solenidade ainda: presidente Jair Bolsonaro; ministro de Relações Exteriores, Carlos França; ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; e o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno.
Ele que mora há anos no Canadá, foi homenageado pelo seu exemplar trabalho à frente do Conselho de Cidadania Brasileira de Ontário (Concid), em apoio aos brasileiros que lá residem.
Esses esforços se tornaram ainda mais relevantes durante a pandemia do coronavírus, quando aproximadamente 550 brasileiros ficaram retidos no Canadá, sem poder regressar para o Brasil durante meses, devido ao cancelamento de voos entre os dois países.
Neste período, além de garantir, aos brasileiros em situação mais precária, o acesso a abrigos e alimentação, o Concid auxiliou o Consulado-Geral do Brasil em Toronto na organização de três voos de repatriação, que trouxeram, em junho de 2020, os brasileiros retidos no Canadá.
Por este motivo, senhor Arnon recebeu a condecoração da Ordem do Rio Branco, no grau de Oficial. Esta Ordem tem o objetivo de condecorar indivíduos que se tenham tornado merecedores do reconhecimento do governo brasileiro por serviços meritórios e virtudes cívicas além de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.
“É preciso que toda população taquaritubense tenha conhecimento dos relevantes serviços prestados por senhor Arnon, se tornando um exemplo e uma bela inspiração para todos nós. Taquarituba se orgulha por tê-lo como filho. Pelo exposto, esta Casa de Leis de Taquarituba não poderia deixar de reconhecer e parabenizar esta sublime atitude, pelo tempo cedido sem remuneração e pelos esforços dedicados sem medidas para que mais de 500 brasileiros pudessem, enfim, voltar para casa”, destaca um requerimento da Câmara de Taquarituba que oficializou Moção de Aplausos ao munícipe.
- Taquarituba