A Prefeitura de Taguaí através Coordenadoria Municipal de Saúde está realizando a testagem de covid-19 em servidores municipais através de estudo epidemiológico.
A iniciativa do município é identificar a realidade da doença nos setores, para avaliar as medidas de prevenção, controle e tratamento a serem adotados.
Na primeira etapa do inquérito epidemiológico foi realizado a testagem dos profissionais da saúde. Ao todo foram feitos 200 exames de teste rápido para o novo coronavírus. Finalizando os testes de 100% dos profissionais de saúde na última semana.
O estudo indica uma prevalência de 3,5% de anticorpos do coronavírus entre os profissionais da saúde. Com a testagem, foi identificado que sete deles tiveram resultados positivos, sendo dois casos ativos e os demais já curados. A prevalência indica a proporção de casos existentes numa determinada população em um determinado período. Esse levantamento traz um importante dado sobre os cuidados adotados nas unidades de saúde.
A coordenadora de Saúde, Renata Bérgamo destaca que o baixo número de casos ativos no momento da testagem, é mais um indicativo de que o profissionais seguem rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde, bem como uso correto dos EPIs.
A segunda etapa do inquérito epidemiológico já foi iniciada, o qual serão testados 30% dos profissionais de todos os setores da prefeitura (Social, Educação, Agricultura, Cultura e Esportes, Obras e paço municipal). Os funcionários são selecionados através de sorteios aleatórios, desta forma é possível identificar a circulação do vírus nesses locais tomando as providências cabíveis.
A terceira etapa do estudo epidemiológico será com a população do município, em pessoas assintomáticas, também selecionadas por sorteio aleatório.
“Seguimos a orientação que indivíduos que apresentarem sintomas da doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para notificação e orientação sobre testagem”, lembra a coordenadora Renata.
A Coordenadoria Municipal de Saúde destaca que o acesso ao atendimento e exames para covid-19 auxiliam no diagnóstico precoce e tratamento rápido, evitando assim a disseminação do vírus e risco de agravamento da doença.
- Taguaí
- Saúde