Policial militar viralizou com vídeo mostrando manobras com jovens de Manduri (SP) em 2020. Desde então, Edson Munis participa de projetos sociais e dá palestras em escolas do interior, promovendo o esporte como ferramenta social.
De viatura pelas ruas do interior de São Paulo ou "mandando" manobras radicais de skate, Edson Munis, o policial militar que viralizou na internet ao exibir "tricks" para adolescentes durante uma abordagem em Manduri (SP), realiza palestras e participa de ações sociais promovendo o esporte como como ferramenta social na região.
No Dia Mundial do Skate, celebrado nesta quarta-feira (21), o g1 conversou com o PM, que é um exemplo para jovens esportistas. Aos 39 anos, Edson conta que pratica o esporte há pelo menos 26 e sempre teve interesse em ajudar a população em questões sociais.
Atualmente, o soldado da Polícia Militar participa do projeto "Skate nas Escolas" durante as folgas e conforme é chamado pelo pelas diretorias das escolas do interior de São Paulo.
As visitas promovem o aprendizado de crianças e jovens sobre a importância da prática esportiva, a conscientização e prevenção do uso de drogas e de violência, conceitos de cidadania, importância dos estudos para a carreira profissional, além de direitos e deveres de um cidadão.
"Sempre tive o interesse pela questão social ligada ao esporte, pois ainda quando adolescente participei de projetos sociais e sei o quanto é importante para as crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade social esses projetos", explica o PM.
O policial já promoveu atividades sociais em Manduri, Águas de Santa Bárbara, Iaras, Avaré, Cerqueira César, Fartura, e Taquarituba (SP).
'Aproximação comunitária'
O soldado Edson viralizou na internet em fevereiro de 2020, quando fez uma demonstração de manobras de skate para jovens de Manduri.
Edson lembra que estava fazendo patrulhamento pela região, quando avistou o grupo e realizou a aproximação comunitária.
O vídeo logo repercutiu entre os internautas, o que fez com que o PM, além de superar preconceitos, conquistasse o público skatista, muitas vezes relacionados como oposição às instituições policiais.
"O vídeo que viralizou em 2020 me ajudou e muito, pois me senti mais confortável e seguro em aplicar esse incentivo aos jovens, principalmente na rede de ensino. Muita gente me manda mensagem me agradecendo, vários skatistas que tem o sonho de ingressar na Polícia Militar, gente que não andava mais de skate agora está voltando (...)", conta Edson.
O soldado também teve a oportunidade de ser entrevistado no programa Encontro com Fátima Bernardes, no início de março de 2020, onde contou que as imagens no vídeo registraram a primeira vez em que ele fez manobras de skate com a farda.
Na época, Edson mantinha o projeto social "Skate Cidadão", que consistia em dar aulas de skate para crianças carentes no município de Cerqueira César (SP), porém, devido à pandemia, as atividades foram encerradas.
'Escolinha de Skate'
Conforme o policial, o esporte fará parte da vida dele e da família para sempre, já que agora está repassando a paixão radical para a filha Luara Munis, de 5 anos, e vai inaugurar uma escolinha de skate ao lado de casa.
"Tenho uma ligação muito forte com o skate desde a minha adolescência e está sendo um privilégio repassar isso para a minha filha. Sempre que possível a minha família me acompanha nos projetos e isso é maravilhoso. O esporte sempre fará parte da minha vida, e por isso estamos realizando o projeto de uma escolinha de skate", conta Edson.
Fonte: Beatriz Pereira*, g1 Itapetininga e Região