“Tivemos oportunidade de conhecer de perto o extraordinário trabalho realizado lá”, destaca Marli da Costa Silva, titular da SEDPD
A equipe da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) visitou recentemente o Lar Escola para Cegos Santa Luzia localizado em Bauru.
A unidade desempenha um papel fundamental na vida de mais de 90 usuários cegos, oferecendo apoio psicológico, orientação e mobilidade, além de cursos de informática e braille.
“Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o extraordinário trabalho lá realizado”, destaca a secretária Marli da Costa Silva, titular da SEDPD.
Além de conhecer as instalações e os serviços oferecidos, os técnicos de Avaré tiveram a honra de contribuir para o enriquecimento do acervo da instituição por meio da doação de vários volumes de livros em braille.
“Sabemos que o acesso à leitura e à informação é essencial para o desenvolvimento educacional e cultural. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a acessibilidade e o conhecimento”, continua Marli.
Os integrantes da SEDPD também assistiram aos treinos de goalball, uma modalidade esportiva inclusiva e essencial para o desenvolvimento físico e social das pessoas cegas.
“Ficamos impressionados com o talento e a dedicação dos atletas. Motivados por essa experiência, estudaremos formas de estabelecer uma parceria para treinar atletas paraolímpicos em Avaré com o objetivo de formar uma equipe forte e representativa”, adianta a gestora.
A viagem reforçou a missão da gestão Roberto Araujo de promover políticas públicas que garantam mais inclusão, autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência de Avaré.
“Seguiremos firmes no compromisso de construir uma sociedade mais justa e acessível para todos”, destaca a secretária Marli, que fez um agradecimento ao Lar Escola para Cegos Santa Luzia e à assistente social Carolina Vecchi pela calorosa recepção.