Alunos da EMEB Anna Novaes de Carvalho visitam nascente e estação de tratamento da Sabesp para aprender sobre preservação e abastecimento de água
Na terça-feira, 25 de março, a Estância Turística de Avaré promoveu uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22. A iniciativa foi organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, em parceria com a Sabesp e a Escola Municipal de Educação Básica Dona Anna Novaes de Carvalho, reunindo cerca de 30 alunos em uma experiência enriquecedora sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
A programação teve início com uma visita à nascente do Ribeirão Lajeado, localizada no Horto Florestal. No local, os estudantes puderam aprender sobre a importância das nascentes para o equilíbrio ambiental e a necessidade de sua preservação. A atividade seguiu para a Estação de Tratamento da Sabesp, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de captação e tratamento da água que abastece o município.
Durante a visita, os alunos também descobriram que a estação recebe água do Ribeirão Lajeado, mas também do Ribeirão que vem do Bairro da Onça, reforçando a importância da conservação dessas fontes hídricas para garantir o abastecimento da cidade. José Campos, voluntário e aposentado após 43 anos de serviços prestados à Sabesp, explicou de forma simples as etapas do tratamento da água:
O processo de tratamento da água começa com a captação nos ribeirões, seguida pela coagulação e floculação, onde produtos químicos agrupam impurezas em flocos. Depois, ocorre a decantação, que separa a sujeira, e a filtração, que remove partículas menores com camadas de areia e carvão. Em seguida, a água passa pela cloração e fluoretação, eliminando microrganismos e protegendo contra cáries. Por fim, após testes de qualidade, a água tratada é distribuída para casas e comércios.
Uma das alunas, demonstrou entusiasmo com a experiência: "Eu não sabia que tinha tanta coisa envolvida para a água chegar na torneira. Agora vou valorizar muito mais!" A professora Claudinéia Benini ressaltou a importância de ações como essa na formação dos alunos: "Mais do que aprender na teoria, os alunos puderam ver na prática a importância da água e a necessidade de cuidar do meio ambiente."
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Judésio Borges, a iniciativa reforçou o compromisso da gestão de Roberto Araujo com a educação ambiental, despertando nos estudantes o senso de responsabilidade sobre o uso consciente da água.
- Avaré