A fim de reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Fartura iniciou na semana passada, a nebulização - procedimento de aplicação de inseticida para combater o avanço da Dengue. A vigilância epidemiológica define as regiões que recebem a aplicação do produto com base no número de casos confirmados nos últimos dias e a taxa de transmissão. A ação começou pelo Bairro Bela Vista e já está programada para esta semana a realização na Vila Nossa Senhora de Fátima. A estratégia não segue um cronograma fixo e a programação pode mudar com base em novos dados do boletim epidemiológico.
O inseticida utilizado na nebulização é autorizado pelo Ministério da Saúde e apresenta menos resistência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Além disso, é um produto de baixa toxicidade para humanos o que torna seu uso seguro no enfrentamento à epidemia. Mas mesmo com toda a segurança que proporciona, o inseticida deve ser usado de forma criteriosa, apenas em locais de alta transmissão. Durante a aplicação do inseticida, moradores e animais devem sair da casa e permanecer do outro lado da calçada por 30 minutos.
A Secretaria de Saúde de Fartura alerta que a nebulização tem um efeito temporário, de curto período. O inseticida mata apenas mosquitos adultos que estão alojados nas residências no momento da aplicação. Caso os criadouros não sejam eliminados constantemente, os mosquitos voltam a se proliferar tornando a medida sem eficácia. Portanto, a população deve seguir colaborando e, ao menos uma vez por semana, fazer uma inspeção em seu quintal em busca de possíveis criadouros do mosquito e ajudar na prevenção.
Prevenir a Dengue é um compromisso de todos! Zelar dos quintais, eliminar focos de água parada e manter a atenção redobrada são passos simples, mas vitais para combater o mosquito e os 10 minutos de cuidado semanal podem fazer toda a diferença para proteção de sua saúde, de sua família e da comunidade.
- Fartura