A Prefeitura de Taguaí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, publicou em suas redes sociais um alerta sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos nos bairros.
Recentemente, servidores públicos observaram que moradores têm deixado lixo acumulado ao redor da lixeira coletiva. Essa prática não apenas compromete a limpeza e a estética do bairro, mas também representa sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
“Os problemas causados pelo descarte inadequado de lixo incluem: proliferação de doenças - acúmulo de lixo atrai insetos e roedores, que podem transmitir diversas doenças; animais peçonhentos - restos de alimentos e lixo acumulado podem atrair animais perigosos, colocando em risco a segurança da população; impacto ambiental - o lixo pode contaminar o solo e os recursos hídricos locais”, destacou a publicação.
Conforme estabelece a Lei Federal nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, descartar lixo de forma inadequada é uma infração passível de penalidades. A lei visa proteger o meio ambiente e promover a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais.
O QUE FAZER
Na postagem, a Prefeitura de Taguaí sugere alternativas como descarte correto utilizando a lixeira disponível para colocar o lixo, e a conscientização. “Converse com seus vizinhos sobre a importância do descarte adequado e incentive boas práticas”, destacou.
Também ressalta a alternativa de denunciar, caso testemunhe alguém jogando lixo fora das lixeiras, entrando em contato com o setor de fiscalização da Prefeitura para que medidas sejam tomadas.
“Contamos com a colaboração de todos para manter nossos bairros limpos e saudáveis”, finalizou a Prefeitura de Taguaí em sua publicação.
- Taguaí