Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal utilizar apenas 10 minutos para proteger você e sua família contra o mosquito da Dengue?
A Secretaria da Saúde de Fartura convoca toda a população para mobilização e realização de medidas simples que cada morador deve executar semanalmente em sua residência, com o intuito de eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. A campanha visa engajar a sociedade em ações práticas, como verificar e eliminar recipientes com água parada em seus quintais, vasos de plantas, ralos e outros locais que possam servir de criadouro do mosquito e o período chuvoso intensifica a urgência destas ações preventivas e necessárias.
Em 2024, Fartura registrou 1.580 casos confirmados de dengue, enquanto no Brasil já ultrapassam 6,6 milhões de casos. Neste ano, em todo o país, somam-se aproximadamente 6 mil mortes em decorrência da doença, sendo 3 mortes confirmadas no município.
“Aproximadamente, 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. A conscientização e participação ativa da população é uma ferramenta crucial para combater a Dengue. As medidas preventivas devem ser contínuas e rotineiras, e o envolvimento de cada cidadão nessa tarefa é indispensável. Com apenas 10 minutos por semana, é possível evitar o acúmulo de água em locais que o mosquito utiliza para sua proliferação”, alerta Josiele Pussas , coordenadora da Saúde.
Com a temporada de férias e festas de fim/início de ano, o fluxo de pessoas visitando outros municípios/estados eleva o risco de algum indivíduo contrair o vírus e, consequentemente, propagá-lo para outras regiões, tornando ainda mais relevante o esforço coletivo para eliminar possíveis criadouros do vetor. Para quem for viajar no período de férias, é recomendado e necessário a utilização constante de repelente.
Prevenir a Dengue é um compromisso de todos! Zelar dos quintais, eliminar focos de água parada e manter a atenção redobrada são passos simples, mas vitais para combater o mosquito e os 10 minutos de cuidado semanal podem fazer toda a diferença para proteção de sua saúde, de sua família e da comunidade.
O Ministério da Saúde também recomenda as seguintes medidas de proteção individual:
- Proteger as áreas do corpo em que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas;
- Usar repelentes à base de DEET, IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo, segundo as indicações do fabricante;
- A utilização de mosquiteiros sobre a cama, a instalação de telas em portas e janelas também são recomendados.
Fique atento! Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente o Centro de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Não faça uso de medicamentos sem prescrição médica. Em caso de dengue, o uso inadequado de certos remédios pode agravar o quadro de saúde.