Viúva, com duas crianças pequenas e sem nenhuma experiência, ela assumiu a administração da Cerâmica Brasil, movida pelo propósito de honrar o legado construído pelo marido e preservar o emprego de mais de 40 funcionários
Em um dos momentos mais desafiadores de sua vida, Clédna Martins Buratti enfrentou a difícil tarefa de assumir a administração de uma indústria sem qualquer experiência prévia. Sua inspiradora jornada de superação, aprendizado e transformação é destaque no Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP, que compartilha histórias reais de empreendedores que superam adversidades. Veja aqui.
A Cerâmica Brasil, com 84 anos de história, foi fundada por Cesar Francisco Buratti e Aparecida Buratti, sogros de Clédna. Eles adquiriram três cerâmicas — duas em Ourinhos (SP) e uma em Jacarezinho (PR) — com o objetivo de deixá-las para seus filhos. Foi assim que Julio Cesar Buratti, futuro marido de Clédna, assumiu aos 16 anos a administração de uma das unidades em Ourinhos, dedicando sua vida ao negócio.
Em março de 2021, durante a pandemia da Covid-19, Julio faleceu, deixando Clédna viúva, com uma criança pequena e grávida de seu segundo filho, que nasceu exatamente um mês após a perda do pai. Em meio ao luto e a um período tão delicado, Clédna encontrou forças para assumir o comando da Cerâmica Brasil, movida por dois propósitos: honrar o legado construído por Julio e garantir que, no futuro, seus filhos herdassem a empresa à qual o pai dedicou a vida; e preservar o emprego de mais de 40 famílias.
Sem experiência no setor, que é predominantemente masculino, Clédna, que antes era funcionária pública, enfrentou enormes desafios. Foi no Sebrae-SP que ela encontrou o apoio necessário, recebendo não apenas orientação técnica, mas também acolhimento. Por meio de cursos, participação no programa ALI Produtividade e diversas consultorias, Clédna conseguiu transformar a realidade da empresa.
Enquanto outras indústrias do mesmo segmento enfrentam dificuldades e fecham as portas, a Cerâmica Brasil, sob a gestão de Clédna, está em plena expansão. Ela não só manteve o negócio, como atraiu novos clientes e conquistou o respeito dos seus funcionários.
Hoje, Clédna enfrenta novos desafios, como aumentar a produtividade para atender à crescente demanda. Com o suporte contínuo do Sebrae-SP, ela já automatizou parte da produção, realocando os funcionários em outras atividades. Seus planos futuros incluem diversificar os produtos fabricados e expandir a área de atuação da empresa.
Conheça mais sobre a trajetória de Clédna no vídeo https://www.instagram.com/p/DSGNv8nlbBH/.
- Ourinhos