Nesta sexta-feira, 13 de janeiro, a Diocese de Ourinhos e os Padres Teatinos se reunirão na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores em Fartura, às 19h, para a realização do Rito de Dedicação da Igreja e do Altar.
A solenidade, muito antiga na tradição da Igreja, será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos e será composta por quatro momentos muito peculiares: Unção do altar e das paredes da igreja com o óleo do Crisma, tornando o altar símbolo de Cristo, o “Ungido”, e dedicando a igreja totalmente e para sempre ao culto cristão; O incenso é queimado sobre o altar para significar que o sacrifício de Cristo, que aí se perpetua de maneira sacramental, sobe para Deus em odor de suavidade; O revestimento do altar indicando que o altar cristão é a ara do Sacrifício Eucarístico e a mesa do Senhor, em volta da qual os sacerdotes e os fiéis celebram o Memorial da morte e Ressurreição de Cristo e comem a ceia do Senhor. Por isso, o altar é preparado e festivamente ornado; A iluminação do altar fazendo recordar que Cristo é “Luz para se revelar às nações”, cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a família humana.
“O rito de Dedicação da Igreja e do Altar marca o encerramento de uma fase importante na história de nossa comunidade. Não deixe de participar deste lindo e sublime momento. Caso não possa comparecer, toda a celebração será transmitida ao vivo pelas redes sociais de nossa paróquia. Esperamos por você e sua Família”, informa o padre Blener Domingues.
- Fartura