Objetivo foi analisar as ações que estão ocorrendo na área neste momento de pandemia e traçar novos passos
Na manhã da última segunda-feira, 19 de abril, aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amavapa), uma reunião da “Amvapa Educa”, que contou com a presença de dirigentes de Educação de 12 dos 17 municípios consorciados.
Estiveram presentes: Piraju, Taguaí,Taquarituba, Itai, Sarutaiá, Fartura, Itaporanga, Cerqueira César, Tejupá, Manduri, Paranapanema e Coronel Macedo.
O objetivo da reunião foi levantar e discutir questões relevantes sobre ações educativas que ocorrem em cada município e analisar seus impactos frente ao período de pandemia, bem como traçar um panorama regional sobre os próximos passos de modo que a Educação regional possa se fortalecer.
A preocupação com a aprendizagem significativa dos alunos foi um dos temas mais discutidos e ficou evidente que a ausência de professores e alunos no espaço físico escolar tem aumentado ainda mais a distância entre o conhecimento.
Questões como alimentação e transporte escolar também ocuparam espaço na pauta.
Ficou ajustado entre os presentes que as atividades presenciais nas unidades escolares de cada município deverão retornar na primeira quinzena de maio, porém como cada município tem suas particularidades, então caberá ao prefeito ouvir o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid, o Conselho Municipal de Educação e os representantes da Saúde Municipal para assumir uma decisão final.
Pelo colegiado Amvapa Educa ficou sugerido esse período final do mês de abril para observações e adequações de normativas que possam amparar um plano de retorno consciente, bem como também ficou discutido a autonomia de funcionamento das escolas do estado e as escolas particularidades em consonância com o Plano SP.
A vacinação dos profissionais da Educação já foi iniciada e o colegiado aposta nessa medida como uma das alternativas para mitigar os impactos de aprendizagem aos alunos.
A referência para os próximos passos será o Plano SP respeitando a individualidade de cada município.