Após duas semanas de flexibilização na fase 3 amarela, as cidades da região da DRS de Bauru retrocederam para a fase 2 laranja do Plano São Paulo de retomada da economia e a partir de segunda-feira (15) bares, restaurantes e similares, como ainda serviços de salões de beleza e barbearias não poderão mais atender seus clientes dentro de seus estabelecimentos. Os serviços de delivery e drive-in e retirada no balcão continuam normalmente.
Nesse retrocesso continua o comércio aberto, porém nos estabelecimentos não essenciais o atendimento deve ser reduzido para 20% da capacidade e o horário para atender os clientes de forma presencial também será diminuído para quatro horas diárias.
A divulgação desse revés para as cidades ocorreu na quarta-feira (11) durante coletiva de imprensa do governador João Doria e sua equipe no Palácio dos Bandeirantes, na Capital Paulista.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o interior de São Paulo apresentou um aumento grande na disseminação dos casos de covid-19, embora a taxa de ocupação dos leitos hospitalares ainda esteja sob controle.
Sobre o aumento de casos, praticamente todos os municípios da região os números de contaminação por covid-19 tiveram elevação.
Em Fartura houve seis novas confirmações do novo coronavírus nesta semana, com isso a cidade chega a 14 casos, sendo um óbito, um paciente internado, cinco em isolamento domiciliar e sete recuperados.
Em Taguaí, Sarutaiá, Taquarituba, Itaí, Piraju, Avaré, Tejupá e Itaporanga também houve o crescimento de casos de covid-19.
Sobre os leitos, vale ressaltar que na quinta-feira (11), o Hospital Estadual (HE) de Bauru recebeu mais 17 respiradores do governo do Estado. Agora, a unidade, que é referência regional para a covid-19, conta com 56 leitos de UTI para pacientes que precisam de cuidados intensivos da doença. Além de Bauru, outras duas cidades que são referencias na área da saúde também foram contempladas com os novos aparelhos: o Hospital das Clínicas de Botucatu recebeu 14 respiradores e a Prefeitura de Jaú, outros cinco equipamentos.
Em todo o estado de São Paulo, as regiões de Barretos, Ribeirão Preto e Presidente Prudente retrocederam para a fase 1 vermelha e o restante está na fase 2 laranja.
- Geral