São 188 postulantes a prefeito e 183 a vice nas eleições municipais em todo estado de São Paulo
Com o encerramento do prazo para registro de candidaturas no último dia 26 de setembro, o PTB de São Paulo se consolida como um dos grupos políticos mais fortes do Estado, e lançará, em 2020, 188 candidatos a prefeito e 183 candidatos a vice-prefeito, além de 5.607 a vereador, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Este resultado é fruto de muito trabalho e esforço da nossa aguerrida militância. Enfrentamos uma pandemia sem precedentes na história, com menos da metade dos recursos do que as demais legendas, mas, mesmo assim, estamos entre os primeiros partidos em número de candidatos”, ressalta o presidente estadual e secretário-geral nacional do PTB, deputado Campos Machado.
Em número de candidatos a prefeito ou vice, o partido está, praticamente, empatado em segundo lugar, junto ao MDB e ao PSD, e está próximo ao número de candidatos lançados pelo PSDB (que administra o governo do Estado), estando à frente de partidos como o DEM (que tem em seu quadro o vice-governador paulista), o Republicanos, o PP e o PT, todos com acesso a mais recursos financeiros e/ou com expressiva participação nos governos estadual e federal.
“Tudo caminha para repetirmos o feito das últimas eleições municipais no Estado, em que o PTB foi o partido que mais cresceu em São Paulo”, pontua Campos.
Além de todos os desafios, o deputado também relembrou o assédio que prefeitos petebistas sofreram por parte do PSDB, que tentou filiar prefeitos, candidatos a reeleição, em troca de verbas governamentais.
“Fomos vítimas de assédio de outros partidos, especialmente o partido do governo, que, de forma despudorada, seduziu prefeitos nossos, com promessa de emendas e verbas especiais”, critica Campos.
Na capital, além de estar em primeiro em número de candidatos a vereador, com 83 postulantes, o partido indicou Marcos da Costa, presidente por dois mandatos da OAB paulista, como vice de Celso Russomanno, líder isolado na última pesquisa de intenção de voto para prefeitura da cidade, divulgada, nos últimos dias, pelo Datafolha.
Para Campos, “Celso e Marcos são candidatos herdeiros do bolsonarismo em São Paulo, e o PTB está organizando uma série de eventos na Capital para fortalecer suas candidaturas”. E concluiu, afirmando que o primeiro desses eventos será “uma gigantesca carreata de caminhoneiros”, que irá percorrer diversos bairros da Capital paulista.
Norival Prieto, presidente da Federação dos caminhoneiros do Estado de São Paulo, entidade que reúne mais de 600 mil caminhoneiros, também opinou sobre o trabalho do PTB no Estado. Para ele, este resultado “é mais uma prova concreta de que Campos Machado é um grande líder não apenas no Estado de São Paulo, mas, também, em todo o território nacional”, afirmou.
- Política