A partir do dia 16 de novembro inicia-se o projeto de nutrição em Sarutaiá, fruto da parceria entre o Departamento Municipal de Educação com a nutricionista Pollyanna Caramaschi Silva. O mesmo será realizado a distância com o propósito de atingir todos os alunos matriculados na rede e conscientizá-los sobre a importância de uma alimentação saudável mesmo num período tão complicado como o da pandemia.
Dentre as inúmeras ações programadas para ocorrer estão atividades motivacionais através de vídeos com a nutricionista, encontros on-line, atividades pedagógicas complementares para cada faixa etária, desafios diários propostos pelas professoras das turmas e que deverão ser cumprido pelos alunos com o apoio familiar. Junto com a equipe pedagógica e o grupo de professores, as atividades foram pensadas com muito carinho e comprometimento. A ideia da semana de nutrição surgiu numa conversa informal e foi ganhando espaço e relevância para a circunstância.
Haverá um produto final que a nutricionista Pollyana planejou e evidenciou como algo de muito sucesso para o público infantil. As aprendizagens serão significativas e aplicáveis na vida. “Vamos deixar para o final a cereja do bolo, uma ferramenta super especial para encantar e envolver as crianças; conhecer novos alimentos, provar novos sabores, elaborar receitas e descobrir novas possibilidades de preparações saudáveis serão parte desse projeto. Para que isso aconteça vamos trabalhar em parceria entre a família e a escola, bem como trabalhar através dos cinco sentidos (visão, tato, olfato, audição e paladar) que possibilita avaliarmos as características da comida. Para as criança aprenderem a comer, precisamos encoraja-las e respeitar os passos: tolerar o alimento, interagir, cheirar, tocar, provar e por fim comer. Vai ser incrível falar sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e SAÚDE com essa galerinha durante todo esse mês”, relatou a nutricionista
É oportuno destacar que a Educação Alimentar Nutricional é parte do currículo dos alunos e atende a todas as fixas etárias. É por este motivo que o referido projeto deve acontecer dentro e fora da escola.
- Sarutaiá
- Saúde