Setor percebe aumento na demanda com números cada vez maiores de construções e reformas de casas
A pandemia fez com que muitas famílias buscassem mais contato com a natureza e qualidade de vida, migrando para o interior do estado.
Isso trouxe um verdadeiro “boom” de construções em loteamentos na região, como os que são administrados pela Momentum. Em 2020, 1.518 projetos de construção ou reforma foram aprovados nos empreendimentos administrados pela Momentum. No ano seguinte, foram 2.012 projetos, um aumento de 32% em relação ao período anterior. E em 2022, continua em ritmo acelerado.
“Ficou nítido, principalmente nesses dois últimos anos, como as pessoas estavam carentes de conviver com a família, de um contato mais próximo com a natureza. Temos acompanhado esse processo por meio dos projetos que recebemos diariamente. São cada vez mais famílias buscando ter uma vida com mais qualidade”, explicou Carlos Ferro, gerente do departamento de incentivo à construção da Momentum (DICON).
Esse movimento trouxe um impacto positivo na economia local, principalmente no setor da construção civil.
“Atualmente, as construções e obras nos loteamentos representam metade do nosso faturamento total. Durante a pandemia, esse faturamento teve um aumento de 50%, e isso nos obrigou a investir no crescimento da loja. Saltamos de 32 para 50 colaboradores, adquirimos novos caminhões e equipamentos e seguimos treinando e capacitando cada vez mais a nossa equipe”, falou José Luiz Stadelmann, proprietário da Construmax, loja especializada em materiais para construção, em Paranapanema.
Esse otimismo do setor também é uma realidade na loja de materiais de construção que fica no Plaza Santa Bárbara, às margens da rodovia Castello Branco, junto ao Santa Bárbara Resort Residence, administrado pela Momentum.
“Atuamos na área de acabamentos, que é um dos itens mais procurados. Acredito que a demanda subiu na casa dos 20 por cento”, disse Auro de Souza Silva, gerente de vendas do local.
“Estamos aqui no dia a dia do loteamento e vemos o quanto tem aumentado o fluxo de prestadores de serviço e fornecedores. O número de casas em construção tem aumentado bastante”, comentou Paulo Carvalho, gerente da Riviera de Santa Cristina XIII (RSC XIII), empreendimento localizado em Paranapanema.
Crescimento na procura gera oportunidades de negócios
O aumento na busca pelas casas de campo no interior paulista gerou também novas oportunidades de negócios: “Há alguns anos, havia apenas uma loja para compra de materiais de construção aqui na cidade. Com o desenvolvimento do Santa Bárbara, pelo menos três novas lojas foram inauguradas em um curto espaço de tempo. Quem volta ao SBRR depois de algum tempo fica surpreso com a quantidade de novas obras. Um crescimento constante e significativo”, explicou Tiago Mandolini, gerente do Santa Bárbara Resort Residence.
Um casal de engenheiros viu essa oportunidade e resolveu expandir os negócios para além dos serviços de engenharia que já ofertavam na cidade. Com outros dois sócios, o casal Luan e Viviane Meira resolveu investir na venda de materiais, com a loja Impérios Agropecuária e Construção. E deu certo!
“Nós tínhamos uma loja menor, mas o negócio foi crescendo e inauguramos um novo prédio no dia 16 de julho deste ano. Atualmente, metade do nosso público vem do Santa Bárbara. Quem vem para cá, se encanta e se sente em paz. Estamos bem otimistas com esse movimento e acreditamos que nosso negócio também crescerá com isso”, explicou Viviane.
Sobre a Momentum
Há 47 anos no mercado, a Momentum Empreendimentos Imobiliários administra nove loteamentos fechados no interior de São Paulo.
Os empreendimentos estão localizados nos municípios de Águas de Santa Bárbara (Santa Bárbara Resort Residence), Arandu (Rivieras de Santa Cristina I e IV), Itaí (Rivieras de Santa Cristina II e III), Paranapanema (Rivieras de Santa Cristina XIII e Terras de Sta. Cristina V), Pardinho (Ninho Verde II Eco Residence) e Porangaba (Ninho Verde I Eco Residence).
Com cerca de 68 mil lotes implantados, a Momentum se destaca no mercado de loteamentos de lazer e detém duas certificações ISO, que atestam que os empreendimentos por ela administrados obedecem às exigências internacionais de qualidade: ISO 9001 pela gestão de qualidade na conservação de loteamentos e ISO 14.001 na gestão ambiental.