A Secretaria Municipal da Saúde iniciou na terça-feira (11) a nebulização contra o mosquito transmissor da dengue. Trata-se de uma ação dinâmica, através de uma sistemática há muito tempo não era realizada em Timburi. “É preciso à força de todos, sendo fundamental a eliminação dos criadouros pela população, por este motivo fizemos a nebulização casa-a-casa, para desenvolver um trabalho eficaz com objetivo de frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, mencionou o agente de controle de endemias - Rodrigo Lopes.
A empresa responsável pela aplicação do produto utilizou equipamentos específicos para pulverizar com o cielo, um novo inseticida composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). Os princípios ativos são diferentes do malathion, pois vem pronto para uso em Ultra Baixo Volume (UBV) que é popularmente conhecido como “fumacê”. Durante a semana, as equipes acompanhadas dos agentes do Centro de Saúde percorreram todos os bairros da cidade e foram muito bem acolhidos pelos moradores.
“É fundamental que primeiramente a população elimine os criadouros do mosquito. É a única forma de diminuir a proliferação, já que os ovos serão eliminados. Os agentes comunitários de Saúde atuam de forma preventiva indicando os objetos a serem eliminados e os funcionários da Prefeitura como já fizeram recentemente recolhe os materiais. O inseticida é aplicado para matar os insetos adultos contaminados”, comentou o prefeito Silvio Polo.
Vale mencionar que durante a aplicação do inseticida, as pessoas permaneceram fora da residência pelo período de 30 minutos, para ter mais eficácia o inseticida. Vale ressaltar que evitar a proliferação do mosquito, eliminando os criadouros, é dever de todos e fundamental no combate à dengue, pois a nebulização mata o mosquito adulto, mas não atinge os ovos depositados nos recipientes. Se a população não fizer a sua parte nenhuma ação pública será eficiente. Até sexta-feira (14) Timburi tinha o registro de 13 casos positivos de dengue.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região