Devido o aumento de casos de coronavírus em Sarutaiá, no decorrer desta semana o prefeito Isnar Freschi Soares, junto com sua equipe planejaram novas medidas para conter o avanço da pandemia no município. Desde a última terça-feira (8) passou a vigorar a nova legislação, com a retomada gradual de 30% do atendimento presencial ao público, nas igrejas e templos estabelecidos no Plano São Paulo.
Com o novo Decreto fica proibido o consumo local nos bares, restaurantes, padarias, mercearias, trailers, sorveteria, jogos de sinuca e congêneres, estabelecidos no Plano São Paulo, ficando autorizado a venda de bebidas e alimentos embalados para viagem, somente por drive thru e delivery, sendo obrigatório o fechamento das 18:00 as 06:00hs. O atendimento presencial é de apenas 30% no comércio e congêneres, serviços, salão de beleza, barbearia e academias, sendo obrigatório o fechamento das 18:00 as 06:00hs. Outra medida da administração foi a proibição do consumo de bebidas alcóolicas em Praças, Ruas, ou qualquer outro espaço público.
Não será permitida a realização de festas, jogos de futebol nas praças esportivas do município e encontros sociais que possam gerar aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados. É obrigatória a utilização de máscaras para proteção das vias respiratórias (boca e nariz), nos estabelecimentos comerciais, industriais e serviços essenciais; bem como nos edifícios e logradouros públicos, incluindo praças, calçadas e ruas. Também nos serviços de transporte de passageiros, público ou privado. Com ressalva no interior de veículos automotores de uso pessoal.
O Departamento Municipal de Saúde, em consenso com a administração determinou medidas de isolamento domiciliar às pessoas diagnosticadas com a COVID-19, pelo período e condições cabíveis, tendo em vista os interesses da saúde coletiva. O descumprimento das proibições e o não atendimento às obrigações impostas para a quarentena de que tratam o presente Decreto poderão resultar em advertência, imposição de multa, interdição e cassação do alvará, além da aplicação de medidas cíveis e criminais cabíveis, nos termos da legislação vigente.
“É uma forma que adotamos para conter o avanço dos casos em Sarutaiá, estamos fazendo nossa parte, mas é necessária a colaboração dos moradores para que possam seguir com as medidas de distanciamento social, utilização de máscara e que evite ambiente de aglomerações de pessoas. Infelizmente nesta semana houve aumento de casos, inclusive óbitos no município”, relatou o prefeito Isnar que demonstrou muita preocupação com a situação.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região