Idosos com 60 anos ou mais serão vacinados no próximo dia 15; gestantes e puérperas, com 18 anos ou mais, e moradores que não completaram o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose serão imunizados no dia 17
Em uma medida inédita, adotada neste domingo (13) a Coordenadoria de Saúde de Fartura informa à população que uma “Nova Chamada” será realizada no município, a qual antecipa e convoca dois grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 nesta semana.
Os idosos com 60 completos ou mais serão imunizados nesta terça-feira, 15 de junho, a partir das 13h, no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, mediante convocações e agendamentos.
Segundo os responsáveis, a equipe entrou em contato com este público. Os moradores devem levar, no ato do atendimento: CPF, RG e Cartão do SUS.
Já no dia 17 de junho, gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e o público que necessita da segunda dose da Coronavac, completando o esquema vacinal, serão contemplados. A data estava prevista para o dia 25.
As grávidas e mulheres que deram à luz, até 45 dias após o parto, mesmo sem comorbidades, deverão apresentar, obrigatoriamente, a carteira de pré-natal e declaração de nascido vivo. As que possuem comorbidades, que ainda não se vacinaram, devem levar a carteira de pré-natal; declaração de nascimento e laudo médico, atestando a comorbidade, com CID 10 e CRM.
Para o público que já recebeu a primeira dose da Coronavac e que necessitam do reforço, basta levar o comprovante da aplicação da primeira dose, documento de identificação com foto e cartão do SUS. Esses atendimentos acontecerão no Centro de Saúde, às 13h.
Vacinação dos profissionais da Educação
Os profissionais da Educação, com 45 e 46 anos completos, serão vacinados contra a Covid-19 no dia 16 de junho, às 8h, no Centro de Saúde. É obrigatória a apresentação do QR Code “VacinaJá Educação” e documentos pessoais.
Já as pessoas deste grupo, com idades entre 18 a 44 anos completos, também serão vacinadas dia 16 de junho, mas às 13h, no mesmo local, seguindo os mesmos critérios de comprovação.
Comorbidades de 18 a 59 anos
A Saúde informou, ainda, que entre os dias 14 e 17 de junho, será realizada a “Nova Chamada” para os moradores com comorbidades, de 18 a 59 anos, que ainda não receberam a vacina contra o Coronavírus.
Este público deve procurar a unidade de Saúde onde possui cadastrado, com o comprovante da comorbidade e um documento pessoal para retirar a senha. A vacinação ocorrerá no dia 18, às 13h, no Centro de Saúde.
Pessoas com Deficiência Permanente Grave
Já o grupo de Pessoas com Deficiência Permanente Grave deverá procurar a unidade de Saúde onde possuem cadastro entre os dias 21 e 23 de junho, munidos dos documentos comprobatórios e pessoais para retirar a senha. A vacinação ocorrerá no dia 24 de junho, às 13h.
Estão inclusos, os indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos; e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, entre outras.
Os inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também deverão levar essa comprovação.
Profissionais da Saúde
Os profissionais da Saúde, estagiários da área da Saúde em atuação obrigatória e em Setores da Saúde - e Educadores Físicos, que ainda não se vacinaram, podem procurar o Centro de Saúde, das 8h às 12h e, das 13h às 16hs, e falar com a funcionária Milene, para deixar o nome e telefone na lista para futuro contato.