Nesta semana iniciou as testagens nos profissionais da educação do município de Taquarituba, começando pela escola municipal Virgínia Ottilia Mascarenhas de Moraes, seguindo um cronograma, que irá até o dia 11 de junho. Os testes serão feitos em professores e demais servidores que trabalham no local. O estudo epidemiológico tem o objetivo utilizar o teste sorológico de Covid-19 para verificar a soroconversão dos assintomáticos e de profissionais da educação que já foram vacinados. “Hoje começamos pela escola Virgínia e depois a escola Consulello, dando seguimento até sexta-feira, em todas as escolas municipais. Sabemos que, acima de 47 anos, todos os profissionais da educação já foram vacinados. Estamos iniciando este trabalho de testagem neste momento, e aproveito a oportunidade para pedir a colaboração de todos no enfrentamento à Covid-19, usando máscaras e respeitando o distanciamento social”, comenta Karina Perez Gabriel, coordenadora municipal da Saúde.
VACINAÇÃO
Na segunda-feira, 7 de junho, teve início a vacinação contra a Covid-19 em mais dois grupos: Pessoas de 18 a 29 anos, com comorbidades e/ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Natalia Mazzi Pedrozo de Campos Gabriel, ressalta a importância de procurar as equipes de saúde para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir a respeito das comorbidades. “Hoje estamos vacinando pessoas com comorbidades e BPC acima de 18 anos, e é necessário comprovar a comorbidade com carta médica, relatório e receituário atualizado. Respeitamos o documento técnico de vacinação, que está disponível no site do CVE de São Paulo, é público e todos podem consultar. Avaliaremos cada caso, e se houver o direito, estaremos vacinando, com certeza”, comenta.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
As ações da Vigilância Sanitária estão sendo feitas constantemente, principalmente após as 21h, com o início do toque de recolher instituído no Plano São Paulo. “Pedimos a colaboração de todos para fiscalizar, estamos dia e noite nas ruas e no comércio. Podem enviar as denúncias para nós”, ressalta a diretora da Vigilância Sanitária. Diana Paula Gobbo de Almeida.
O comércio segue funcionando com as devidas restrições. Notificações são elaboradas pela equipe, quando necessário, além das orientações. Os telefones para denúncia são (14)3762-2510, das 07 às 17h, e (14) 99692-7428.
AÇÕES PREVENTIVAS
Representando a Unidade Básica de Saúde (UBS central) e as Estratégias de Saúde da Família, a enfermeira Katiuscia di Paula Rosa Barbosa reforça sobre os horários das vacinações, que está sendo feita em todas as unidades de saúde. “Estamos fazendo toda a vacinação nas unidades de saúde, lembrando que, no período da manhã, as pessoas podem nos procurar para a vacinação contra a influenza. No período da tarde, a partir das 13 horas, é feita a vacinação contra a covid-19, em todas as unidades de saúde. Estamos organizando as filas para não haver aglomeração, e pedimos a colaboração de todos quanto a isso”, diz.
O dia D da campanha contra a influenza será divulgado em breve através dos canais oficiais da Prefeitura.
O prefeito Éder Miano Pereira também reforça a importância da conscientização das pessoas, um tema debatido desde o início da pandemia, ressaltando que até mesmo as pessoas que já foram vacinadas precisam continuar com os cuidados. “Vejo manifestações das pessoas nas redes sociais, as sugestões, pessoas preocupadas com a situação que nos encontramos, mas precisamos uns dos outros, só vamos conseguir reduzir a contaminação e sair da pandemia com a colaboração da população”, conclui.
- Taquarituba
- Região