Produtos estavam na cesta natalina distribuída ao servidores públicos na terça-feira (16). Prefeitura suspeita de que os panetones tenham sido embalados ainda quentes e que a umidade gerada pelo vapor tenha provocado o aparecimento de mofo.
A Prefeitura de Capão Bonito (SP) esclareceu, nesta quinta-feira (18), os registros de panetones de frutas e de chocolate com mofo distribuídos nas cestas de Natal aos servidores públicos do município. Segundo a administração municipal, até o momento, nove casos foram notificados às secretarias.
Ao g1, a prefeitura informou que as cestas começaram a ser distribuídas na terça-feira (16) e que os primeiros relatos surgiram nesta quarta-feira (17). A suspeita é de que os panetones tenham sido embalados ainda quentes e que a umidade gerada pelo vapor tenha provocado o aparecimento de mofo.
Wagner Antônio dos Santos, assessor da prefeitura, explicou que a logística das cestas foi realizada pela Secretaria de Administração e Finanças e que os produtos foram produzidos por um comércio local, por meio de contrato licitatório. A padaria, assim que notificada sobre os alimentos mofados, se prontificou a realizar a troca.
Dos casos notificados, não há registro de ingestão dos alimentos, mas a Vigilância Sanitária segue acompanhando a ocorrência. Segundo Santos, os primeiros registros ocorreram nas cestas entregues aos funcionários das secretarias de Saúde e de Obras. Essa foi a primeira vez que a prefeitura registrou problemas com a padaria contratada.
Em nota oficial, o Poder Executivo informou que, em relação à validade, a empresa esclareceu que todos os produtos estão dentro do prazo, atendendo integralmente às especificações previstas no processo licitatório, com as datas devidamente identificadas nas embalagens.
Por fim, a prefeitura afirmou que, junto à Vigilância Sanitária, segue monitorando e realizando vistorias nas cestas que ainda não foram entregues e que, até o momento, não houve registro de novos casos.
Por Pâmela Beker*, g1 Itapetininga e Região