Nesta semana, os prefeitos Edinho Fundão (Taguaí), Marcão do Haras (Fartura) e Zé Ramiro (Itaí) participaram de uma reunião no Consulado da Itália, na capital paulista, para buscar parcerias entre a instituição e as cidades que administram.
De acordo com Zé Ramiro, que também é presidente do Consórcio Amvapa, o objetivo é estreitar laços com o Consulado para resgatar a cultura da Itália na região Sudoeste do Estado, pois muitas famílias têm descendência italiana.
“A tradição italiana da nossa região é muito forte, temos o café e a uva com a Vinícola Casa Soncini em Itaí e a Associação do Café no bairro Santa Terezinha, então estávamos discutindo o desenvolvimento da Itália em nossa região e estamos saindo satisfeitos, felizes e empolgados”, comentou Zé Ramiro.
Prefeito de Taguaí, Edinho Fundão protocolou, durante o encontro, um ofício para implantar aulas da língua italiana nas escolas do município, como também criar um elo entre Taguaí e Consulado da Itália para facilitar a solicitação da cidadania italiana para as famílias descendentes.
“Temos muitas famílias com descendência italiana em Taguaí, então essa parceria pode render bons frutos para os nossos munícipes”, ressaltou Edinho Fundão.
Também participaram da reunião o deputado Paulo Fiorilo (PT), que é o interlocutor entre os municípios e o Consulado, o vereador Dudu da Ambulância e o cônsul Domenico Fornara.
“O Consulado está muito comprometido para promover a cultura italiana, a língua italiana, mas também para facilitar negócios e informação, não somente na cidade de São Paulo como no interior paulista, onde residem muitos italianos. Então espero visitar as cidades para conhecer a comunidade italiana”, finalizou o cônsul.
- Região