O município de Itaporanga foi contemplado com 130 novas unidades habitacionais por meio do programa Casa Paulista, do Governo do Estado de São Paulo. O anúncio oficial ocorreu na segunda-feira (14), durante evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O prefeito Fábio Benini esteve presente na cerimônia, onde se encontrou com o governador Tarcísio de Freitas para acompanhar de perto a liberação do investimento e reforçar o compromisso com o desenvolvimento habitacional da cidade.
As unidades serão construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com recursos estimados em R$ 62,8 milhões, que também beneficiarão os municípios de Taguaí, com 127 moradias, e Taquarivaí, com 28. As obras fazem parte de um pacote de 285 moradias destinadas à Região Administrativa de Itapeva.
Durante o evento, também foram assinados convênios para implantação do projeto Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis em seis municípios: Angatuba, Apiaí, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeirão Branco e Ribeirão Grande. A iniciativa visa promover melhorias urbanas e habitacionais por meio de parcerias entre o Estado e as prefeituras.
Em seu discurso, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da iniciativa para a redução do déficit habitacional no estado. “Estamos atacando as deficiências que nós temos, principalmente daquelas pessoas que não suportam mais o aluguel e estão em áreas de risco. Trabalhamos com todos os componentes possíveis e vamos continuar avançando para realizar o sonho da casa própria de milhares de famílias paulistas”, afirmou.
Com a autorização da licitação já emitida, a CDHU iniciará, nos próximos dias, a publicação dos editais para construção das moradias nos municípios contemplados. Desde 2023, o programa Casa Paulista já entregou 54 mil moradias em todo o estado e possui mais de 110 mil unidades em produção em diversas modalidades.
- Itaporanga