As radiografias são fundamentais para o atendimento odontológico porque as imagens obtidas auxiliam no diagnóstico e na identificação de estruturas e doenças, dentro do dente e tecidos de suporte, como o tecido ósseo.
Dentre as radiografias mais comuns no dia-a-dia do dentista estão: a radiografia periapical, interproximal, panorâmica, telerradiografia lateral e oclusal. Além desses exames, o exame de tomografia cone beam tem sido cada vez mais usado nos consultórios.
Alguns tipos de radiografias costumam ser realizadas no próprio consultório, enquanto outras, o paciente é encaminhado para um centro de radiologia especializado para a realização do raio-x. O paciente usará um avental de chumbo durante a tomada radiográfica, este avental protegerá o paciente das doses de radiação. Além disso, os exames radiográficos usados em odontologia são realizados com baixas doses de radiação, o que torna esses exames bastante seguros.
Cada variação de técnica está mais indicada para determinado procedimento, dependendo da finalidade. Trafegando nesse área, a radiografia interproximal está indicada para diagnóstico e visão mais detalhada da parte coronal do dente e tecido ósseo entre eles, a quantidade de detalhes dessa radiografia, em razão da posição que ela é tomada, é de grande ajuda para checar a presença de cáries e adaptação das restaurações, por exemplo. Já a radiografia periapical, permite que o dentista tenha uma visão tanto da porção coronária quanto das porção da raiz do dente ou grupo de dentes, auxiliando no diagnóstico e no tratamento de canal e doenças periodontais. Já a panorâmica, é uma radiografia que permite a visão de toda arcada e estruturas que estão ao redor dos dentes, esse exame é de grande ajuda para procedimentos cirúrgicos como a extração dos dentes do siso. Ainda sobre os exames mais comuns, as documentações para o tratamento ortodôntico contemplam as telerradiografias, através das quais, é possível traçar pontos fundamentais para o planejamento.
As radiografias são exames de imagem de duas dimensões. Sendo assim, a sobreposição de estruturas pode limitar a etapa de diagnóstico. Nos casos de necessidade de distinguir a posição de dentes inclusos, a espessura do tecido ósseo para instalação de implantes, ou a presença de canais em um tratamento de canal, dentre outras possibilidades, a indicação de um exame de tomografia cone beam pode facilitar o planejamento e a previsibilidade do tratamento indicado, uma vez que é capaz de gerar uma imagem 3D.
Portanto, os exames de imagem radiográfica permitem que o cirurgião-dentista amplie sua visão das estruturas da boca, cabeça e pescoço, sendo fundamentais para a condução dos planos de tratamento.
- Fartura
- Colunas