Nesta semana os contemplados com as 84 novas moradias que foram construídas no Conjunto Habitacional Timburi F, foram comunicados pela Prefeitura Municipal da necessidade de assinar o formulário requerendo a aprovação do sistema fotovoltaico, junto a empresa CPFL –Santa Cruz. Na semana passada foram concluídas as instalações da rede elétrica no conjunto, para serem feitas as ligações nas moradias e depois a instalação das luminárias nos postes das vias pública. Recentemente o prefeito Silvinho Polo esteve na Secretaria Estadual da Habitação em São Paulo, participando de uma reunião com a equipe técnica, justamente para tratar de assuntos pertinentes a infraestrutura no local e a entregas moradias.
“Desde que assumi a prefeitura, junto com a nossa equipe temos trabalhado para atender todas as exigências da Secretaria da Habitação, no sentido de agilizar os trabalhos, para que os novos mutuários possam ter a garantia da tão esperada casa própria. Também oficiei a empresa CPFL, com relação a implantações dos postes de alta tensão, para ligação da rede elétrica. Portanto, estamos fazendo os nosso trabalhos, para em breve os moradores receberem as chaves e ser inaugurado o novo conjunto habitacional”, ressaltou o prefeito Silvinho.
As placas fotovoltaicas implantadas nos conjuntos de residências da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) contribuem para a economia de energia elétrica e permitem aos moradores gastar menos com a conta de luz. Estudos sobre o perfil do consumo de energia elétrica entre os moradores das casas construídas pela CDHU revelaram o consumo médio de 140 kWh por mês. As placas fotovoltaicas instaladas nas unidades habitacionais têm capacidade de gerar, em média, mensalmente 80kWh.
A economia é potencializada com lâmpadas LED, instaladas antes da entrega das moradias e proporcionam uma diminuição de 10kWh no consumo. Dessa forma, chega-se a um consumo médio de 50 kWh por mês. “Os moradores ficam dentro da faixa de cobrança mínima de tarifa de energia elétrica. Isso muda o dia a dia e reflete na economia financeira do proprietário. É importante frisar também que é uma fonte limpa e renovável, a tecnologia é utilizada desde 2018, quando todos os novos projetos de casas da CDHU passaram a contar com sistema fotovoltaico. Esse é mais um recurso tecnológico que permite economia para as famílias que necessitam de apoio. O sistema fotovoltaico se torna ainda mais importante diante do atual momento de crise pandêmica”, afirmou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região