Canoísta pirajuense, já classificado para outras duas provas, confirmou a inscrição em mais uma categoria da canoagem
Classificado para a disputa da canoagem slalom e do caiaque cross nos Jogos Olímpicos de Paris, o canoísta pirajuense Pepê Gonçalves confirmou a inscrição em mais uma prova olímpica. Nesta quinta-feira (18), Pepê confirmou a participação na categoria C1, que abre a disputa da canoagem em Paris 2024. O representante da região Sudoeste do Estado vai para a terceira edição de Olimpíadas da carreira e busca a primeira medalha nos Jogos.
A decisão de disputar mais uma prova em Paris foi tomada em conjunto com o treinador italiano Ettore Ivaldi. O objetivo, segundo ele, é conhecer um pouco melhor o circuito dos Jogos, já que a prova C1 acontece antes das outras, e, assim, ter alguma “vantagem” nas competições de slalom e caiaque cross.
“Conversamos muito eu, meu técnico, toda a equipe, e correr o C1 seria uma boa oportunidade de conhecer a pista antes, de ter duas largadas olímpicas a mais e conhecer o circuito antes dos meus adversários. Além disso, uma chance também de entrar na água e não ficar três dias ‘parado’. Nesse nível de competição, qualquer detalhe, qualquer ‘vantagem’ é importante”, disse Pepê.
Apesar de agregar para o objetivo do canoísta, a escolha fez com que Pepê tivesse que abrir mão da Cerimônia de Abertura dos Jogos.
“É um esforço a mais em busca dos objetivos que tenho aqui”, completou.
Caminhando para a terceira Olimpíada da carreira, Pepê, ainda que “experiente”, terá uma novidade nos Jogos: o caiaque cross. A modalidade faz sua primeira aparição no calendário das Olimpíadas e é uma das provas mais fortes do canoísta de Piraju. “Meu foco está 100% no K1 e no cross, provas para as quais eu me preparei durante todo esse ciclo. Estou feliz demais com a minha preparação. Tudo foi perfeito e está sendo da melhor maneira que poderia ser. Estou muito animado, confiante em fazer boas provas e em poder brigar por medalha” comentou.
Pedro Henrique Gonçalves da Silva, 31 anos, mais conhecido como Pepê Gonçalves, é considerado um dos atletas de canoagem slalom de maior destaque do país na atualidade. Pepê nasceu em Ipaussu, porém foi criado na cidade de Piraju, onde iniciou a carreira esportiva com 10 anos, em um projeto social na época batizado de “Navegar” no Rio Paranapanema. Aos 16 anos, se mudou para Foz do Iguaçu, com intuito de se desenvolver mais como atleta. Cursou por três anos Fisioterapia, mas interrompeu a graduação para se dedicar exclusivamente à preparação olímpica.
Com diversas conquistas em competições nacionais e internacionais, inclusive nos Jogos Pan-Americanos, Pepê já deixou claro que seu objetivo principal é conquistar uma medalha olímpica. (Com informações do G1)