Os cremes dentais de carvão ativado apareceram no mercado com a promessa de ser a solução para quem deseja clarear os dentes. Muitas pessoas têm buscado essa forma de tratamento clareador alternativo. O grande problema é que o carvão é uma substância abrasiva e que não funciona como agente clareador.
Pelo fato do carvão ter maior abrasividade, ele tem uma capacidade de mudança na tonalidade do dente, devido ao seu poder de alisar o esmalte dentário. Uma vez que o carvão pode desgastar a superfície do esmalte, bem como pigmentações das margens de restaurações devido a um polimento excessivo. Se o poder de abrasão ocorre nas superfícies duras, o mesmo acontece com os tecidos moles, que podem levar a lesões na gengiva. O dano é maior quando esse produtos são associados a escovas de cerdas duras, potencializando o potencial de desgaste.
A abrasividade dos produtos utilizados para a higiene da cavidade oral deve ser adequada para cada paciente por um cirurgião-dentista. Quanto mais abrasivo é um produto, maior sua capacidade de danificar as estruturas, podendo levar assim a um comprometimento estético devido a formação de riscos na estrutura dentária; causando quadro de hipersensibilidade; e como mencionado anteriormente, promovendo lesões nos tecidos moles.
Se a intenção é clarear os dentes, é importante primeiro que um dentista acompanhe o processo de clareamento. Isso se deve ao fato que todo produto que é utilizado para clarear os dentes, de alguma forma, gera uma reação. Os produtos mais seguros para o clareamento dental, nos dias de hoje, são os peróxidos. Para a aplicação dos mesmos é necessário uma identificação prévia de lesões pré-existentes e restaurações prévias. Uma vez analisado esses aspectos, será definido o produto a ser utilizado, a quantidade, a forma correta de aplicá-lo para evitar que acidentes e complicações ocorram.
É bastante comum vermos produtos com propagandas que prometem muitos resultados, de forma rápida e milagrosa. Desconfie sempre desses produtos. Produtos que prometem mais resultados, devem ser usados com orientação e supervisão de um profissional, isso vale tanto para cremes dentais, como para enxaguantes bucais. Consulte seu dentista antes de iniciar o uso dessas substâncias para evitar que danos como manchamentos, pigmentações, hipersensibilidade, lesões, entre outras problemas que o uso contínuo e inadequado pode causar.
- Fartura
- Colunas