Um local que irradia fé e beleza. Assim pode ser definido onde será instalado o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”, no município de Fartura. O local, até então fechado para visitação pública, deve receber infraestrutura. É o que prevê a parceria firmada sábado (13/02) entre o proprietário João de Góes, a Prefeitura, através da Coordenadoria de Turismo e as Irmãs da Divina Vontade. Com isso, o Mirante receberá obras de infraestrutura para receber os turistas.
De acordo com o coordenador de Turismo, André Bertoni, a propriedade faz parte da Rota “Caminho das Águas - Reflexão e Fé”. “Trata-se de um lugar místico e encantador”, enfatiza o coordenador. Bertoni contou que tudo começou no dia 24 de junho 1962, quando por volta das 17h30, chegaram à Fartura, as quatro primeiras Irmãs da Divina Vontade e naquele local, beijaram o solo marcando o início da jornada em Fartura.
O coordenador de Turismo citou que com a parceria estabelecida será construído um deck para oficializar o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”. “Ao lado haverá um cruzeiro, que ficará iluminado, podendo ser visto pelos moradores da cidade no período da noite”, enfatiza.
De acordo ainda com o coordenador, a Prefeitura construirá também uma gruta, onde ficará exposta uma homenagem às Irmãs, com a história da chegada das quatro ao município de Fartura. “A meta é trazer muitos turistas à cidade”, concluiu André Bertoni. Segundo ele, desde o ano de 2019, ainda como presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), tenta a negociação para que seja permitida a visitação pública.
André lembrou que essas conquistas estão sendo possíveis, graças a autonomia e confiança dadas pelo prefeito Luciano Filé, que enxerga o turismo como um fator de geração de renda para a população farturense.
A história das Irmãs
As Irmãs da Divina Vontade, Camila Lanzarini, Nives Bernasconi, Virginia Segat e Eurosia Pizzuto, haviam acabado de chegar no Brasil, vindas da Itália e pararam naquele ponto, porque daquele local avistaram a cidade de Fartura, por completa. Ali ajoelharam-se e beijaram o chão em reverência e fé, citando: “É a nova Pátria”.
Naquele momento, um grupo de pessoas, acompanhados pelo Padre Salvador Badame, foi ao encontro das Irmãs e então, todos prosseguiram em viagem à Fartura. “O povo ao ouvir os fogos foi para a Praça receber as Irmãs com aplausos, vivas, soar de sinos e entrega de flores”, contam Irmã Teresa e Irmã Aparecida.
“Em seguida, foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz. Seja feita a Divina Vontade, assim na terra como no céu”, lembraram as Irmãs. Daquele momento em diante, as quatro Irmãs trabalharam para fundar o primeiro “Convento das Irmãs da Divina Vontade do Brasil”, que é conhecido como a “Casa Mãe” da Divina Vontade.
O coordenador de Cultura, Bruno Souza, estuda a formatação de um passeio anual, sempre no 24 de junho, partindo do Convento e indo até o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”, “A ideia é fortificar essa cultura e não deixar toda essa história ser esquecida, criando assim um calendário anual e fomentando a cultura turística”, frisou o coordenador Bruno.
- Fartura
- Geral