Com a paralisação das aulas presenciais em decorrência da pandemia de covid-19, a forma mais viável de manter o ensino básico para os estudantes é através das aulas remotas via internet ou por apostilas. Porém, se tratando de crianças do ensino infantil e fundamental, a família se torna uma ferramenta imprescindível para que o método de ensino remoto dê o resultado esperado.
É por isso que Coordenadoria Municipal da Educação de Taguaí, juntamente com a equipe de professores mantém uma boa relação e contato com os familiares dos alunos, dando o devido apoio e recebendo as devolutivas das atividades.
“A gente vê a preocupação dos pais com o aprendizado dos filhos. Alguns, mesmo sem tempo porque trabalham, fazem o possível para auxiliar as crianças com os exercícios”, comenta Kelcilene Mendes, supervisora de ensino, que acrescenta: “Nós damos o apoio necessário aos familiares para que eles apoiem os alunos em casa. Seguimos com essa parceria”.
Para Inara Barril, que tem dois filhos matriculados na rede municipal, a escola também se faz dentro de casa: “Nessa pandemia constatamos ainda mais que a educação para ser efetiva, se faz com o tripé da responsabilidade: o aluno, a família e a escola. E o quanto é importante trazer a escola para dentro de casa numa interação diária entre pais, aluno e professor. Não há educação sem foco no ‘ser’ e para ser, é necessário ter equilíbrio e ação. Nem sempre é uma tarefa fácil, mas precisamos entender que essa parceria entre família e escola afeta diretamente a formação das nossas crianças”, diz Inara. Ela também agradece aos profissionais da educação: “Grata a todos os profissionais da educação pela parceria e dedicação em nos ajudar com nossas crianças, com o aprendizado deles nesse tempo tão difícil”.
A Coordenadoria Municipal da Educação de Taguaí agradece pelo empenho e paciência dos familiares nesse período e lembra que as aulas continuarão remotas tanto pelo blog ou por apostila até o final do ano letivo.
- Taguaí
- Região